Peso (moeda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Peso é o nome da moeda de vários países que já foram colônias espanholas:

História[editar | editar código-fonte]

A principal moeda espanhola da era colonial era uma peça que valia oito reales. Era a famosa "peça de oito", que, mais tarde, acabou se chamando "peso". A moeda do peso pesava 27 gramas e era 92 por cento de pura prata. Foi o padrão para as moedas dos Estados Unidos: um dólar de prata equivalia exatamente a um peso. No Brasil, era o exato equivalente do Patacão. Os pesos espanhóis circularam pelas colônias europeias nas Américas. Eles foram, mais tarde, usados também nos Estados Unidos independentes, onde continuaram a ser legais até serem postos fora de circulação em 1857.

A Bolívia trocou seu Peso boliviano por sua nova moeda corrente, o Boliviano (a uma taxa de câmbio de um milhão para um), em 1987. A lusófona Guiné-Bissau previamente utilizava pesos (GWP) antes de adotar o Franco CFA (XOF) para ter acesso à União Econômica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) em 1 de Maio de 1997.

Réplica de uma moeda de cem pesos chilenos de 2001