Pessário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Uma variedade de pessários.

Um pessário é um dispositivo médico inserido na vagina, quer para proporcionar suporte estrutural, quer como método de administração de medicamentos.[1][2] Há alguns tipos de pessários, entre os quais:

  • Um pessário terapêutico é um dispositivo médico semelhante ao anel externo de um diafragma. Os pessários terapêuticos são usados para apoiar o útero, a vagina, a bexiga ou o reto. Pessários são uma opção de tratamento para o prolapso do órgão pélvico.[3]
  • Um pessário farmacêutico é usado como um meio muito eficaz de entrega de substâncias farmacêuticas facilmente absorvidas através da pele da vagina ou destinadas a ter ação na região, por exemplo contra inflamação ou infecção.[4]
  • Um pessário oclusivo geralmente é usado em combinação com espermicida como contraceptivo.[5]

Referências

  1. Cristiane Rogerio (26 de maio de 2014). «Você sabe o que é pessário?». Crescer. Consultado em 8 de julho de 2017. 
  2. «Pessário: conheça o dispositivo que pode ajudar a evitar parto prematuro». Pais&Filhos. 23 de julho de 2016. Consultado em 8 de julho de 2017. 
  3. «American Urogynecologic Society». ChoosingWisely. 5 de maio de 2015. Consultado em 8 de julho de 2017. 
  4. «Meaning of Pessary». MyPessary. Consultado em 8 de julho de 2017. 
  5. John R. Baker (1931). «The spermicidal powers of chemical contraceptives» (PDF). National Center for Biotechnology Information Search. Consultado em 8 de julho de 2017. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.