Pehr Forsskål

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Peter Forsskål)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pehr Forsskål
Nascimento 11 de janeiro de 1732
Helsinque
Morte 11 de julho de 1763 (31 anos)
Cidadania Suécia
Alma mater Universidade de Uppsala
Ocupação botânico, explorador, pteridólogo, escritor, ictiólogo, naturalista
Empregador Universidade de Uppsala
Causa da morte malária
Pehr Forsskål

Pehr Forsskål (Helsínquia, 11 de janeiro de 1732Yarim, Iémene, 11 de julho de 1763), também grafado Peter Forskål, Peter Forskaol, Petrus Forskål ou Pehr Forsskåhl, foi um explorador, orientalista e naturalista, um dos mais próximos discípulos de Lineu.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou na Universidade de Uppsala como aluno de Lineu e depois na Universidade de Göttingen sob a orientação de Johann David Michaelis.

Em 1760 integrou a expedição científica dinamarquesa destinada a explorar a Península Arábica, que partiu de Copenhaga sob a direcção de Carsten Niebuhr. No Yemen colecta e descreve um conjunto de plantas e de animais. Morreu naquela região vítima de paludismo no ano de 1763.

Em 1767, Carsten Niebuhr regressou a Copenhaga como único sobrevivente da expedição e publicou os dados recolhidos e uma recensão da campanha.

Pertence aos trabalhos de Forsskål, o que apareceu em 1775 com o título Descriptiones Animalium - Avium, amphiborum, insectorum, vermium quæ in itinere orientali observavit Petrus Forskål. No mesmo ano foi publicado um índice das plantas do Yemen e Egipto com o título Flora Ægyptiaco-Arabica sive descriptiones plantarum quas per Ægyptum Inferiorem et Arabiam felicem detexit, illustravit Petrus Forskål.

Epónimos[editar | editar código-fonte]

O género Forsskaolea L. foi assim designado por Lineu em homenagem ao jovem cientista.[1][2] Também a espécie Chamaesyce forsskaolii (J.Gay) Figueiredo[3] tem o seu nome no epíteto específico.

Obra[editar | editar código-fonte]

Pehr Forsskål é autor das seguintes obras:

  • Resa till lyklige Arabien. 1950
  • Gedanken über die Bürgerfreiheit [sueco 1759], in: Jahrbuch für finnisch-deutsche Literaturbeziehungen, 2006: 35-39 (alemão)
  • Flora Aegyptiaco-Arabica. 1775
  • Icones rerum naturalium. 1776

Referências

  1. Linneo on line - Resa till "det lyckliga Arabien"
  2. Opobalsamum 17 (-18). 22 de dic 1764 (IK)
  3. Fl. Cabo Verde 54: 48. 1996 (IK)

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Vesa Oittinen. Peter Forsskål - ein radikaler Aufklärer. In: Jahrbuch für finnisch-deutsche Literaturbeziehungen. 2006, S. 25-34 ISSN 0781-3619

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Pehr Forsskål
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Pehr Forsskål