Philippe Nahon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Philippe Nahon
Philippe Nahon, 1999.
Nascimento 24 de dezembro de 1938 (76 anos)
Paris,  França
Ocupação Ator
Atividade 1988 - Presente
IMDb: (inglês)

Philippe Nahon (24 de Dezembro de 1938, Paris, França) é um ator francês.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1961, Philippe Nahon ganhou seu primeiro papel no cinema em “Le Doulos” de Jean-Pierre Melville. A efervescência revolucionária dos anos 1970, o levou a atuar em filmes com temas comprometidos como “les Camisards” e “le Pull-over rouge”.

Sua capacidade para assumir personagens com aparência sinistra ou populares valeu-lhe muitos papéis de proletários em filmes como “Les Anges gardiens”, “Os Visitantes II” (Les couloirs du temps: Les visiteurs 2), “Le poulpe”, dirigidos por Mathieu Kassovitz. Ele também desempenha um policial em “la Haineet” e um canalha no filme “Sauve-moi”.

Apareceu no curta-metragem “Carne” (1991) e no filme “Sozinho Contra Todos” (Seul contre tous), dirigido por Gaspar Noé, nesse filme ele interpreta o papel, de um perturbado açougueiro racista, completamente sem esperança. Este papel é um papel fundamental na sua carreira.

No início dos anos 90, Nahon se aproxima da nova geração de diretores franceses, incluindo, Mathieu Kassovitz, Jacques Audiard em “Un héros très discret” e também Christophe Gans em “O Pacto dos Lobos” (Le pacte des loups).

No anos 2000, ele trabalha novamente com Gaspar Noé, para uma participação especial no filme “Irreversível” (Irréversible), um filme polêmico é que desencadeou um grande escândalo no Festival de Cannes em 2002. Seu físico massivo e a sua aparência sinistra foi sua receita para fazer de “Alta Tensão” (Haute tension / Switchblade Romance), o thriller de terror do diretor Alexandre Aja, um grande sucesso mundial. Paralelamente a estas funções, ele fez papéis mais leves, como na comédia “À la petite semaine de Sam Karmann”.

Em 2007, vamos encontrá-lo nos filmes “Le Deuxième Souffle” de Alain Corneau, “Vous êtes De La Police ?”, “Caçadores de Dragões” (Chasseurs de Dragons), e nos filmes de animação para a qual ele emprestou a sua voz. Um ano depois, ele estava participando do filme “Eldorado de Bouli Lanners”.

Em 2010, ele pode ser visto no poster do filme “Orpailleur” , participou também dos filmes de aventuras “Adèle Blanc-Sec e Mamute (Mammuth) e depois se juntou ao elenco do filme Petits Ruisseaux.


Filmografia Parcial[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.