Phrynops hilarii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCágado-cinza
Phrynops hilarii 2.jpg

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudinata
Família: Chelidae
Género: Phrynops
Espécie: P. hilarii
Nome binomial
Phrynops hilarii
Duméril & Bibron, 1835

Phrynops hilarii, conhecido popularmente como cágado-cinza ou cágado-de-barbelas, é uma espécie de cágado de água doce pertencente à família Chelidae.

O cágado-cinza possui uma carapaça oval e achatada, com comprimento máximo de aproximadamente 40 cm, pesando aproximadamente 5 kg. Podem viver por até 40 anos. A cabeça é achatada, com focinho pontudo e dois barbelos bicolores. Há uma faixa negra em cada lado da cabeça, que sai do focinho e passa sobre os olhos, indo até o pescoço.

A espécie é onívora, alimentando-se de peixes, aves, répteis, pequenos mamíferos e animais mortos. Habita riachos, lagos e brejos com abundância de vegetação aquática.

No Brasil, é encontrado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina; ocorre também no Uruguai e nordeste da Argentina.

Geralmente, ocorrem duas posturas de ovos por ano, uma entre fevereiro e maio e a outra entre setembro e dezembro. A ninhada consiste de 9 a 14 ovos, podendo alcançar até 32 ovos, cujo período de incubação é de aproximadamente 150 dias.

Ícone de esboço Este artigo sobre Répteis, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.