Phymatidium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Como ler uma infocaixa de taxonomiaPhymatidium
Phymatidium hysteranthum
Phymatidium hysteranthum
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Género: Phymatidium
Espécies

Phymatidium é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por John Lindley em The Genera and Species of Orchidaceous Plants 209, em 1833. O nome do gênero refere-se à pequena dimensão e delicadeza dessas plantas.[1]

Distribuição[editar | editar código-fonte]

É um gênero composto por cerca oito espécies algo parecidas, epífitas, muito delicadas e pequenas, de crescimento cespitoso, que ocorrem sobre e galhos e raminhos musgosos, todas das florestas úmidas e sombrias do sudeste e sul Brasileiros.

Descrição[editar | editar código-fonte]

São espécies de pseudobulbos aparentemente nulos, que apresentam aglomerados de raminhos herbáceos com folhas dísticas, planas, juntas ou espaçadas, por vezes algo suculentas outras vezes com aparência gramínea, flácidas, alongadas, estreitas, sem nervuras aparentes, no ápice desses raminhos surgem as inflorescências, eretas, comportando até quinze flores minúsculas.

As flores têm segmentos brancos, muito delicados, estreitos, acuminados, membranáceos, quase translúcidos, livres, planos e bem espalmados, em regra com um calo carnoso transversal de formado variado, mais comum concheado, e cor verde no labelo. O labelo é inteiro. A coluna destaca-se bem, perpendicularmente ao resto da flor, não apresenta prolongamento podiforme mas por vezes tem um espessamento na base que assemelha-se a um segundo calo no labelo, têm duas aurículas laterais terminais, rostelo curto ou nulo, e com grande antera alongada e algo transparente na extremidade, com duas polínias.

Lista de espécies[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «pertencente à — World Flora Online». www.worldfloraonline.org. Consultado em 19 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Phymatidium
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Phymatidium

Referências[editar | editar código-fonte]

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.