Physical Science Study Committee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Physical Science Study Committee (em português Comitê de Estudo de Ciências Físicas) foi inaugurado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts em 1956 com o objetivo de avaliar a educação introdutória a física e formular e monitorar aprimorações. O comitê produziu importantes livros didáticos, filmes instrutivos e materiais para laboratório em sala, que foram usados em ensinos médios ao redor do mundo durante os anos 1960 e 1970.[1]

O PSSC é um projeto de ensino de física desenvolvido na década de 1950 pelo MIT e posteriormente trazido ao Brasil em 1962 por meio do IBCC-UNESCO com apoio do MEC.

O projeto PSSC foi elaborado nos EUA, e teve abrangência Nacional, sendo que contou com colaboração de mais de 600 professores e pesquisadores de diversas instituições (PSSC - Apêndice 3)[2],em torno de 20 por cento dos professores de ensino médio segundo a AAPT( American Association of Physics Teachers).

Esse projeto foi realizado pela “National Science Foundation” [3], que financia pesquisa e educação na maioria dos campos da ciência e engenharia, através de bolsas e cooperações com colégios e universidades.

O PSSC surge num contexto histórico complicado. Em meio a guerra fria, os Estados Unidos da América, viram-se ultrapassados tecnologicamente pela União Soviética. O que se evidenciou após o lançamento do satélite “Sputnik I” .

Uma das ações tomadas foi investir pesadamente em educação e tecnologia com um programa nacional de desenvolvimento tecnológico. Dessa ação surge o recurso necessário para a realização do PSSC como um projeto de grande abrangência. Outros projetos na área das ciências naturais também foram financiados nesse contexto como o CBA ( Chemical Bond Approach) de Química, o BSCS (Biological Sciences Curriculum Study) de Biologia e o SMSG (Science Mathematics Study Group) de Matemática. Alêm da criação da NASA (Agência espacial americana).

O PSSC tem como proposta abordar os conteúdos físicos de uma maneira menos abstrata que os livros da época, tentando expor exemplos mais conceituais e menos matematizados, com isso buscando despertar o interesse dos jovens para a área da física. Além disso é um dos primeiros materiais pedagógicos que buscam dar o suporte total ao professor desde o conteúdo até a parte experimental.

No Brasil o PSSC chega através do IBECC ( Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura) , que segundo Abrantes(2010), foi criado como Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de atuar em projetos naquelas áreas. Nesse contexto o PSSC foi importado e traduzido, bem como outros materiais já mencionados,produzidos nos EUA como produto dos mesmos investimentos [4].

O material traduzido para o português brasileiro se encontra disponível em :

http://fep.if.usp.br/~profis/projetos-ef.html 

Membros originais[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

  • PSSC. Physics. 1a edição 1960. D.C. Heath
  • Judson B. Cross, John H. Dodge, James A. Walter, Uri Haber-Schaim. PSSC Physics. 3a edição 1971. D.C. Heath

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • Richard Leacock, diretor e produtor, Eric M. Rogers, palestrante, "Coulomb's Law" (em português "Lei de Coulomb")[7]
  • Abraham Morochnik, Donald Ivey e Patterson Hume, "Frames of Reference" (em português "Quadros de Referência")
  • Elbert Little, "Random Events" (em português "Eventos Aleatórios")
  • John N. Shive, "Simple Waves" (em português "Ondas Simples")

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «PSSC: 50 Years Later». Compadre.org. Consultado em 4 de junho de 2014 
  2. PSSC. Physics. 1a edição 1960. D.C. Heath 
  3. «EUA. UF NSF. (Org.). About Funding. 2017». Consultado em 8 de junho de 2017 
  4. A.C.S. Abrantes e N. Azevedo, Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ciências Humanas 5, 469 (2010).
  5. MIT Museum. «MIT Museum Collections - People». Webmuseum.mit.edu. Consultado em 6 de abril de 2014 
  6. «TECH_V082_S0503_P001.pdf» (PDF). Tech.mit.edu. Consultado em 6 de abril de 2014 
  7. «Coulomb's Law : Richard Leacock : Free Download & Streaming : Internet Archive». Archive.org. Consultado em 6 de abril de 2014