Picander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Picander
Nascimento 14 de janeiro de 1700
Stolpen
Morte 10 de maio de 1764 (64 anos)
Leipzig
Cidadania Eleitorado da Saxônia
Alma mater
Ocupação poeta, escritor, libretista

Christian Friedrich Henrici (Stolpen, perto de Dresden, 14 de janeiro 1700Leipzig, 10 de maio de 1764), mais conhecido sob o pseudônimo de Picandro ou Picander, foi um poeta alemão e o libretista de muitas das cantatas de Johann Sebastian Bach, escritas em Leipzig.

Henrici estudou Direito em Wittenberg e Lipsia e possivelmente exercia a advocacia ou ensinava o Direito, enquanto sua atividade como poeta era um ofício à parte. Começou a escrever versos satíricos, poemas para aniversários, casamentos e nascimentos, como estava em moda naquela época. Johann Christoph Gottsched o definiu como Hungerdichter, um poeta da fome.

O prefácio de um dos seus volumes de poesia indicava que o volume inteiro foi musicado por Bach em 1729, se bem que apenas nove das cantatas baseadas naquele livro em particular têm sido apresentadas nos dias de hoje. A partir do momento em que muitas obras importantes de Bach, em particular a Cantata do Café (BWV 211) e a Paixão segundo São Mateus (BWV 244), utilizam os libretos de Henrici, isto poderá significar a perda de grande parte das composições de Bach.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.