Pico Caratuva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pico Caratuva
Pico Caratuva está localizado em: Brasil
Pico Caratuva
Coordenadas 25° 14' 26" S 48° 49' 41" O
Altitude 1860 m (6102,36 pés)
Proeminência 415 m
Localização  BrasilParaná

O Pico Caratuva é a segunda montanha mais alta da Região Sul do Brasil, com estimativa de altitude de 1860 m. É uma formação rochosa de granito e gnaisse, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul, no conjunto de serra chamado Ibitiraquire. O nome caratuva ou caratuba se deve a uma planta típica de ambiente serrano arbustivo, de cerca de um metro de altura, da família do bambu (Chusquea pinifolia). Esta planta forma o campo rupestre de altitude em alguns dos mais elevados picos do Sul-Sudeste do Brasil e confere uma das características da beleza do pico.

Como chegar[editar | editar código-fonte]

Partindo da cidade de Curitiba pela rodovia BR-116 em direção ao estado de São Paulo, passa-se pelo posto de combustível ‘Tio Doca’, nas proximidades do quilômetro 47 da rodovia. Logo em seguida há uma ponte sobre o rio Manuel José. Antes de chegar à segunda ponte, sobre o rio Tucum, mais à frente, há um acesso de estrada de terra à direita. Por esta estrada de terra são aproximadamente 6 km até chegar na base do IAP localizada no final da estrada. Trata-se de um Parque Estadual, portanto o acesso a trilha que leva as montanhas da Serra do Ibitiraquire é livre, sem cobranças de ingresso. A trilha de passagem pública inicia-se em frente a base do IAP no final da estrada de terra. Qualquer acesso por outro local é ilegal. São aproximadamente de cinco (5) a oito (8) horas de caminhada ininterrupta para chegar ao cume. Pode-se deixar o carro em dois locais particulares com infraestrutura aos visitantes.

A principal rota de ascensão parte da base do IAP, segue subindo o Morro do Getúlio. A frente há a bifurcação para quem vai ao Itapiroca e ao Pico Paraná, pega-se a trilha a esquerda e logo a frente se atravessa um pequeno córrego, depois dele é muita subida atravessando primeiro a mata fechada depois os campos de caratuva até o topo.

Em seu topo está em funcionamento uma estação repetidora de radioamadorismo, a PY5CTV na frequência de 145,210MHz (off set -600KHz), de propriedade da ARPA (Associação de Radioamadores do Paraná).

Na base da torre de instalação da antena da repetidora está fixado um tubo de PVC com tampa, em cujo conteúdo se guarda o livro de registros, onde quem chega ao pico deixa nome, data e hora e comentários.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]