Pico Pedra Azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pedra Azul
Vista da Pedra Azul
Pedra Azul está localizado em: Brasil
Pedra Azul
Coordenadas 20° 24' 12" S 41° 1' 24" O
Altitude 1822m m
Localização Pedra Azul do Aracê, Domingos Martins, ES, BR
Cordilheira Serra do Castelo
Rota mais fácil Não há trilhas para o topo, a última foi fechada à 11 anos, graças a grande dificuldade de se escalar a pedra.

O Pico Pedra Azul é um afloramento de gnaisse com 1822m, localizado dentro do Parque Estadual da Pedra Azul, no distrito de Aracê, em Domingos Martins, no estado do Espírito Santo.

A Pedra Azul muitas vezes adquire uma coloração azul, verde ou até amarela, graças aos líquens que crescem na pedra, sendo que esta muda de cor cerca de 36 vezes por dia[1], dependendo da incidência de luz solar.

É um dos principais cartões postais do estado, a região atrai muitos turistas, principalmente da capital Vitória, por causa da beleza e do clima frio (considerado o terceiro melhor do mundo pela ONU[2]), tanto que na região se localizam alguns dos melhores hotéis de todo o Espírito Santo[carece de fontes?].

A Pedra Azul fica localizada ao lado da Pedra das Flores, com 1909m, sendo que as duas se localizam no Parque Estadual da Pedra Azul, elas fazem parte do chamado "relevo de pontão" ou "Pães de Açúcar".

Pedra Azul pode ser vista da BR-262. A unidade de conservação se encontra inserida no bioma da mata atlântica, um dos mais diversos e ameaçados. Os ecossistemas englobados pela área do Parque são os campos rupestres (vegetação que se desenvolve sobre as pedras) e a floresta ombrófila altimontana (matas influenciadas pelo regime de chuvas, localizadas acima de 1500 metros de altitude). A fauna e a flora são muito diversas, inclusive com a presença de espécies endêmicas (que só ocorrem na área do parque).

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O Parque possui estrutura aberta ao público, com centro de visitantes e trilhas de fácil acesso. O centro de visitantes possui banheiros, bebedouros e coleções de fauna e flora. Não há camping ou lanchonete no interior do parque, mas há hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, cafés e lojas de agroturismo nas proximidades, que oferecem diversos serviços e áreas de lazer.

Como chegar[editar | editar código-fonte]

O acesso ao Parque pode ser feito pela Rodovia BR-262, entrando no Km89, passando pela Rota do Lagarto (ES-010) por 2 km até a entrada. Outro acesso se dá pela rodovia de acesso a Vargem Alta e Cachoeiro (ES-164), chegando até a localidade de São Paulo de Aracê, onde existe acesso para a Rota do Lagarto, com um percurso de 5 km até a entrada do parque e uma bela paisagem.

Referências

  1. «Pedra Azul muda de cor 36 vezes por dia». 21 de julho de 2010. Consultado em 23 de março de 2016 
  2. «Pedra Azul (ES) aposta no clima para atrair aventureiros». 19 de maio de 2010. Consultado em 23 de março de 2016 


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Espírito Santo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.