Pico do Itabira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista do Pico do Itabira.

O Pico do Itabira (ou Pedra do Itabira) é uma formação rochosa localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo.

Vista da cidade de Cachoeiro de Itapemirim e o pico do Itabira ao fundo

Seu formato se assemelha a um dedo indicador apontado para o céu. Com cerca de 700 metros de altitude, seu nome vem do tupi-guarani e significa "pedra empinada" ou "pedra brilhante"[1].

Geologia[editar | editar código-fonte]

O pico faz parte do Complexo Paraíba do Sul, de idade proterozoica. Na sua composição, encontram-se principalmente granito, gnaisse e mármores, com formação do tipo batólito.

Os sinais de erosão são nítidos, com rochas decompostas formando solos de maior profundidade. Em alguns pontos, há córregos que cortam pequenas várzeas[2].

Turismo[editar | editar código-fonte]

O Itabira fica a seis quilômetros do centro da cidade e atrai visitantes e adeptos de esportes, como o mountain-bike, trilhas e alpinismo. Em 1947 a pedra foi conquistada pelos primeiros alpinistas. Entre eles, Sylvio Mendes. De lá pra cá outros repetiram a façanha. Um privilégio: conquistar a "pedra empinada", que é o significado de Itabira, palavra de origem Tupi-Guarani.

As montanhas menores próximas ao pico são procuradas para caminhadas e banhos de cachoeira. O entorno do pico foi tombado como Parque Municipal em 1988, com uma área de 163 hectares.[3][4]

Referências

  1. Pico do Itabira. Espírito Santo de Fato, 20 de outubro de 2007
  2. COUTINHO, Luciano Melo; SILVA, Marilene Dillem da. Relatório de aula de campo: estudos da geologia do sul capixaba. Revista Discente Expressões Geográficas, nº 08, ano VIII, p. 149 – 165. Florianópolis, agosto de 2012. Págs. 156-157
  3. Inventário da Oferta Turística do Município de Cachoeiro de Itapemirim / 2005. Págs. 25-26
  4. Locais a visitar em Cachoeiro do Itapemitim - página da Prefeitura Municipal

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Espírito Santo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.