Pico do Itapeva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pico do Itapeva
Vista a partir do pico do Itapeva
Coordenadas 22° 45' 53" S 45° 31' 46" O
Altitude 2025 m (6643 pés)
Localização Pindamonhangaba (SP)
Cordilheira Vale do Paraíba
Rota mais fácil Campos do Jordão

O pico do Itapeva é uma elevação rochosa brasileira com 2 025 metros de altitude. O cume está situado no município de Pindamonhangaba, no estado de São Paulo, a apenas 35 metros da divisa com Campos do Jordão. O pico é acessível a partir desta última cidade por estrada pavimentada, sendo um dos pontos mais altos acessíveis por automóvel no Brasil. Do alto, é possível se ver uma ampla extensão do Vale do Paraíba paulista, avistando-se sete cidades.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Itapeva" é uma palavra originada da língua tupi. Significa "pedra achatada", através da junção dos termos itá (pedra) e pec (achatado)[1].

Comércio desativado[editar | editar código-fonte]

Durante décadas houve no local uma feira de roupas e artesanatos, contudo, em razão de ação judicial que durou treze anos, proposta pela comarca de Pindamonhangaba ao Ministério Público estadual, a feira foi retirada definitivamente em agosto de 2014. Segundo a determinação da justiça, o comércio no local deveria ser retirado por estar em uma área de preservação ambiental.[2]

Referências

  1. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.
  2. «PM e Prefeitura de Pinda desocupam comércio na área do Pico do Itapeva». Portal G1. 19 de agosto de 2014 


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.