Picramniaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Picramniales)

Picramniaceae
Alvaradoa amorphoides-leaves-fruit.jpg
Alvaradoa amorphoides
Classificação científica e
Reino: Plantae
Clado: Tracheophytes
Clado: Angiospermas
Clado: Eudicots
Clado: Rosids
Ordem: Picramniales
Doweld[1]
Família: Picramniaceae
Fernando & Quinn[1]
Genera

Picramniaceae é uma pequena família de plantas com flor, sendo a única da ordem Picramniales. São sobretudo plantas endémicas das regiões neotropicais (América do Sul, América Central e Antilhas), desde o Sul do México até ao Norte da Argentina.

A família é composta por 49 espécies distribuídas por três géneros,Alvaradoa, Nothotalisia[2] e Picramnia.

Os membros deste grupo eram anteriormente colocados na família Simaroubaceae, devido a diferenças a nível dos frutos e a nível molecular, ou identificados de maneira incorrecta na família Sapindaceae, na ordem Sapindales. A classificação de angiospérmicas, sistema APG III[3] distingue-a como uma ordem diferente, pertencente às malvídeas, um dos três grupos que compõem as rosídeas.

São pequenas árvores ou arbustos, de folhas alternas e compostas.

No género Picramnia o fruto é uma baga, possuindo 2 a 3 carpelos férteis e os óvulos têm uma posição terminal e sã pendulares. Em Alvaradoa, o fruto é uma sâmara, com apenas um carpelo fértil, tendo os óvulos uma posição basal e erectos.[4]

Géneros[editar | editar código-fonte]

Os três géneros fda família são os seguintes:

Para o sistema APG II, de 2003, a divergência desta família situava-se na base das rosídeas. Nesse sistema era composta por 46 espécies repartidas em 2 géneros:

Quando dividida em dois géneros, 41 espécies são do género Picramnia e 5 espécies do género Alvaradoa.

A família pode ser tratada como tendo duas subfamílias distintas, Picraminioideae e Alvaradooideae, devido a diferenças nos órgãos reprodutores.

Referências

  1. a b Angiosperm Phylogeny Group (2009). «An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG III». Botanical Journal of the Linnean Society. 161 (2): 105–121. doi:10.1111/j.1095-8339.2009.00996.xAcessível livremente. Consultado em 6 de julho de 2013. Arquivado do original (PDF) em 25 de maio de 2017 
  2. Thomas WW (2011). Nothotalisia, a new genus of Picramniaceae from tropical America. Brittonia 63:51–61
  3. Angiosperm Phylogeny Group (2009). An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG III. Botanical Journal of the Linnean Society 161: 105-121.
  4. Jon L.R. Every. «Neotropical Picramniaceae». Consultado em 16 de dezembro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]