Identificador de processo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pid)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para o controlador PID, veja Controlador proporcional integral derivativo.

Em computação, o identificador de processo (do inglês, process identifier (PID) ou process ID) é um número usado pela maioria dos núcleos de sistemas operacionais - como os do Unix, macOS e Microsoft Windows - para identificar unicamente um processo ativo. Este número pode ser usado como um parâmetro em várias chamadas de função, permitindo que processos sejam manipulados, como ajuste de prioridade de processo ou eliminá-lo completamente.

Derivados do Unix[editar | editar código-fonte]

Em sistemas operacionais do tipo Unix, novos processos são criados pela chamada de sistema fork(). O PID é devolvido ao processo pai, permitindo que ele se refira ao processo filho em outras chamadas de função. O pai pode, por exemplo, esperar que o filho termine com a função waitpid() ou finalize o processo com kill().

Ícone de esboço Este artigo sobre sistema operacional é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.