Pierre-Antoine Quillard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
D. João V, por Pierre-Antoine Quillard.

Pierre-Antoine Quillard, ( Paris por volta do ano de 1700 - Lisboa em 25 de Novembro de 1733), é um retratista, pintor e gravurista[1] francês.

Enquanto estudante foi aluno e seguiu estilo de Antoine Watteau, o seu traço era perfeito e, com 11 anos de idade dava tantas esperanças que o cardeal Fleury apresentou algumas das suas obras ao rei Luís XV que lhe concedeu uma pensão.

Depois de seu fracasso no Prix de Roma em 1724 e 1725, onde obteve por duas vezes o segundo prémio, aceitou a oferta de Charles Frederick Merveilleux, médico suíço ligado à corte de Lisboa, e muda-se para Portugal com o fim de desenhar as produções vegetais do reino, que aquele queria para compor um herbário que preparava. Quando chegou à capital portuguesa, o príncipe herdeiro D. José deu-lhe uma pensão de 80 cruzados por mês.

Depois de trabalhar algum tempo na Flora de Charles Frederick Merveilleux, foi nomeado pintor da corte de D. João V em 1727, com a encomenda de pintar os tectos dos aposentos da rainha, os quais, todos eles, desapareceram no terramoto de Lisboa de 1755. Juntamente com outros pintores franceses e flamengos é designado para ilustrar as publicações na nova Academia Portuguesa de História, fundada em Lisboa em 1721.

Trabalhou ainda para o Marquês de Alegrete e Conde da Ericeira e também produziu várias pinturas, sendo muito estimado, para o palácio de D. Jaime, duque de Cadaval.

Pierre-Antoine Quillard terá pintado doze telas da Sé de Aveiro (antigo convento de S. Domingos) por volta de 1730, a pedido de Gabriel de Lencastre, sétimo duque de Aveiro. As imagens (120 x 130 cm) representam figuras da ordem de S. Domingos.[2]

Príncipe D. José, por Pierre-Antoine Quillard.

Referências

  1. S.A, Priberam Informática. «gravurista». Dicionário Priberam. Consultado em 29 de maio de 2023 
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 17 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 24 de maio de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]