Pierre Vernier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pierre Vernier (1580 - 1637) foi um matemático francês e um inventor de instrumentos. Ele foi o inventor do epônimoe da escala vernier para projeções métricas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Desde muito cedo, Pierre Vernier já possuía o interesse pelas medidas, atuando desde cedo como padre e juiz. Foi a Espanha, a serviço do rei Carlos I e desde já serviu na coroa espanhola até os seus últimos dias, tornando-se mais tarde capitão administrador da província de Ornans (seu local de nascimento). Posteriormente foi elevado ao cargo de Chanceler e administrador, se mudando para Bruxelas, em 1631, vivendo lá até o dia de sua morte.

Obras[editar | editar código-fonte]

Há uma única obra de Vernier que lhe proporcionou fama (além do trabalho de modificação do Nónio, um importante instrumento de medição de ângulos, atribuído ao matemático português Pedro Nunes, e que Vernier modificou para efetuar medições de comprimentos); La Construction, l'usage, et les propriétés du quadrant nouveau de mathématiques (A constituição, utilização e propriedades do novo quadrante de Matemática) (1631).

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Le 'vernier' et son inventeur Pierre Vernier, d'OrnansH Michel, Mémoires de la Société d'émulation du Doubs 8 (1913), 310-373
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.