Saltar para o conteúdo

Pietà

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Pietà (desambiguação).
Pietà de Michelangelo (Basílica de São Pedro no Vaticano).

Uma Pietà [pjeˈta] (italiano para Piedade) é um tema da arte cristã em que é representada a Virgem Maria com o corpo morto de Jesus nos braços, após a crucificação. Associa-se assim às invocações de Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Dores.[1]

As primeiras pietà surgiram em finais do século XIII na Alemanha, onde é chamada Vesperbild. De sua origem em terras germânicas, o tema expandiu-se para outras regiões da Europa ao longo da Idade Média, expressando-se frequentemente tanto na escultura como na pintura. Aparentemente, as imagens medievais eram destinadas à contemplação mística dos fiéis, permitindo que o devoto se sentisse presente no momento do abraço sofrido entre Maria e Jesus. Nesse sentido, a pietà era uma imagem de devoção como o crucifixo, e por isso era representada isolada de outros personagens da Paixão de Cristo. É uma variação do tema mais antigo da "Lamentação de Cristo", representações de Maria e Jesus morto acompanhados por José de Arimateia, Nicodemos, Maria Madalena e outros personagens.

A mais famosa pietà é, seguramente, a Pietà do Vaticano, esculpida em mármore por Michelangelo em 1499. Atualmente esta obra está localizada no interior da Basílica de São Pedro, em Roma.

Referências

  1. Murray, Peter and Linda, The Oxford Companion to Christian Art and Architecture, p. 391, 1996, OUP, ISBN 0198661657

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Pietà
  • Forsyth, William. Medieval statues of the pietà in the museum (Metropolitan Museum of Art, New York)[1]
Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.