Pieter Aertsen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pieter Aertsen
Nascimento 1508
Amesterdão
Morte 3 de junho de 1575
Amesterdão
Cidadania Países Baixos dos Habsburgos, Países Baixos
Filho(s) Pieter, the elder Pietersz., Aert Pietersz., Dirk Pietersz
Ocupação pintor
Magnum opus A Dança do Ovo, A Bancada do Açougueiro, Cristo com Maria e Marta

Pieter Aertsen (Amesterdão, c. 1508 — Amsterdão, 1575), foi um pintor holandês no estilo do manierismo norte.

Ele foi creditado como o inventor da “pintura de gênero”, estilo artístico que nasceu no século XVII e visa representar a vida cotidiana de maneira sombria e realista. Se tornou muito popular na Europa Católica, principalmente nos países baixos. Suas cenas de gênero influenciaram a pintura barroca flamenga.

Pieter foi muito ativo em sua cidade natal, Amsterdã, mas também trabalhou por um longo período em Antuérpia, na Bélgica. No entanto, o centro da sua vida artística foi na Holanda.

Ele foi aprendiz do pintor e designer holandês Allaert Claesz. Ele então viajou para o sul da Holanda e se instalou em Antuérpia, primeiro com seu compatriota Jan Mandijn.

Aertsen tornou-se membro da Guild Antuérpia de São Lucas. Nos livros oficiais ele é gravado como "Langhe Peter, schilder" (Peter alto, pintor). Em 1542 tornou-se um cidadão de Antuérpia. Ele também se casou com Kathelijne Beuckelaar. Dos oito filhos do casal, três, Pieter, Aert e Dirk se tornaram pintores de sucesso.

Aertsen voltou a Amsterdã em 1555-56. Alunos notáveis saíram ​​de sua oficina, incluindo os sobrinhos de Stradanus e Aertsen, Joachim Beuckelaer e Huybrecht Beuckeleer. Joachim Beuckelaer continuou e desenvolveu o estilo de Aertsen e o assunto da pintura.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Pieter Aertsen



Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.