Pietro Marchetti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde maio de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pietro Marchetti
Nascimento 1589
Pádua
Morte 16 de abril de 1673 (84 anos)
Pádua
Alma mater Universidade de Pádua
Ocupação cirurgião, médico

Pietro Marchetti (Pádua, 1589 — Pádua, 16 de Abril de 1673) foi cirurgião, anatomista e médico italiano e pai de Domenico Marchetti e Antonio Marchetti (1640-1730). Estudou na Universidade de Pádua onde se formou em Medicina e tendo sido aluno de Hieronymus Fabricius (1537-1619). Em 28 de fevereiro de 1652 foi nomeado professor de anatomia e cirurgia do Ateneu, em Pádua, tendo sido homenageado com o título de Cavaleiro de São Marcos. Foi um profundo conhecedor de anatomia e cirurgião dedicado e inovador.

Dentre suas contribuições científicas, destacam-se a cirurgia hepática e ortopédica, ferimentos com arma de fogo, e a neurocirurgia, chegando a praticar a trepanação do crânio, objetivando a cura da epilepsia pós traumática. Estudou também com as fístulas intestinais e anais; as úlceras e fístulas do ureter e da espinha bífida. Em 23 de novembro de 1669, quando tinha 80 anos, afastou-se de seu posto na universidade, deixando sua cátedra para seu filho Antonio Marchetti. Foi sepultado com grandes homenagens na Basílica de Santo Antônio, em Pádua. Segundo o historiador inglês de Medicina, Edward Theodore Withington, ele foi o cirurgião italiano mais importante do século XVII. Suas obras foram traduzidas para o inglês, alemão e francês.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Noua observatio, et curatio chirurgica, Patavii: Typ. J. B. Pasquati, 1654
  • Anatomia, Venetiis, 1654
  • Tendinis flexoris pollicis ab equo evulsi observatio, 1658
  • Observationum Medico-Chirurgicarum rariorum sylloge, Patavii, typis Matthaei de Cadorinis, 1664, 1685; Amstelodami, 1665; Londini, 1729; Nuremberg, 1673
  • Recueil d'observations rares de médecine et de chirurgie, par Pierre de Marchettis, (a cura di Auguste Warmont), Paris, A. Coccoz libraire, 1858
  • Observationum Medico-Chirurgicarum rariorum sylloge, Patavii: typis Iacobi de Cadorinis, 1675
  • Observationes et tractatus medicochirurgici - 1772

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências


[

Ícone de esboço Este artigo sobre um médico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.