Pif Gadget

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pif gadget)
Pif Gadget
País de origem França
Proprietário Partido Comunista Francês
Periodicidade Semanal( fevereiro de 1969 a fevereiro de 1993 )
mensal ( julho de 2004 a novembro de 2008)

Pif gadget é uma revista francesa de histórias em quadrinhos lançada em fevereiro de 1969, a revista é sucessora da revista Vaillant, revista com a origem ligada ao Partido Comunista Francês.[1]

Sucessora da Vaillant, le journal de Pif, desde o início, a Pif Gadget apresentou a particularidade de incluir um gadget em cada edição, mas também de propor histórias completas, inovadoras para a época, a maioria das outras críticas de bandas. quadrinhos sempre oferecendo histórias a seguir, forçando a lealdade do leitor.

Alternando com cada publicação os estilos "cômico" e "realista", além de cores e preto e branco, a revista lançou notadamente séries cult de quadrinhos franceses (como Corto Maltese, Rahan, Docteur Justice, etc., em estilo "realista", mas também Placid e Muzo, Pifou, Supermatou, Horace, cheval de l'Ouest, La Jungle en folie, Gai-Luron e Léonard e muitos outros, no gênero "cômico"), todas as edições continuaram a publicar as aventuras de Pif, o cachorro.

A Pif Gadget foi um grande fenômeno da imprensa nas décadas de 1970 e 80. Após uma interrupção de 1993 a 2004, apareceu novamente na forma de um mensal até novembro de 2008, depois na forma de uma edição especial em junho de 2015. Após o sucesso das edições especiais, a publicação da revista foi retomada em o nome Super Pif, em junho de 2015, termina em outubro de 2017 com a publicação do número 9 (a cessação final é anunciada no final de março de 2018). No final de junho de 2018, foi lançada uma campanha de financiamento coletivo com o objetivo de publicar, a partir do final de setembro de 2018, um novo semanário chamado Pif. Por fim, a revista, cuja licença de funcionamento foi transferida para o ex-deputado e ex-secretário de Estado Frédéric Lefebvre, a revista foi relançadam em 16 de dezembro de 2020 sob o título de Pif le mag, em publicação trimestral.

Predecessoras[editar | editar código-fonte]

Pif tem sua origem no Le Jeune Patriote, uma revista juvenil publicada por comunistas franceses durante a ocupação alemã da França na Segunda Guerra Mundial. Foi publicado ilegalmente em janeiro de 1942, mas tornou-se legal em 1944. Em 1945, foi renomeado para Vaillant, Le Jeune Patriote.[2] Em 1946, seu título foi reduzido para Vaillant, com a etiqueta "le journal le plus captivant" (A Revista Mais Cativante). Para a edição de abril de 1965, o título foi alterado para Vaillant, le journal de, devido à popularidade de seu personagem Pif, um cachorro criado por José Cabrero Arnal. Até 1969, a Vaillant, como seus concorrentes, publicava algumas histórias seriadas em várias edições, mas a revista nessa encarnação terminou com a edição número 1238 em 23 de fevereiro de 1969.[3]

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Pif Gadget começou novamente como uma revista semanal com a edição número 1, lançada em 24 de fevereiro de 1969, mas manteve o número antigo em relação a Vaillant.[3] A revista foi chamada Pif et son gadget surprise nos primeiros meses. O gadget era um brinquedo de "grátis" em cada edição, incluindo Pifises (camarão em estase, que os leitores podiam criar como animais de estimação minúsculos - conhecidos em inglês como macacos do mar).

A capa do Pif Gadget tinha o complemento Tout en récits (todos em histórias completas), indicando que todas as histórias em quadrinhos não seriadas que foram publicadas em várias edições. Seus quadrinhos em destaque incluíam:

Les Pionniers de l'Espérance, de Raymond Poïvet e Roger Lecureux Le Grêlé 7/13, Nasdine Hodja, Arthur le fantôme justicier, Les Rigolus et les Tristus, Corinne et Jeannot, Dicentim le petit Franc.


O documentarista Fredric Lean criou uma série baseada em 'Docteur Justice' para a rede de TV francesa M6.[4]

A tiragem recorde da Pif Gadget foi de um milhão de cópias, primeiro em 6 de abril de 1970 e novamente em setembro de 1971. Isso estabeleceu um recorde para uma história em quadrinhos européia que ainda permanece. O jornal também se beneficiou de poder chegar aos países recém-industrializados e foi uma das poucas revistas ocidentais selecionadas a serem vendidas atrás da Cortina de Ferro devido a suas credenciais de esquerda. Entrou em rápido declínio, ao mesmo tempo em que a União Soviética desapareceu, com o enfraquecimento do conteúdo e as histórias se estendendo por várias edições. Sua última característica principal foi durante o bicentenário da Revolução Francesa em 1989. A versão original foi impressa pela última vez em fevereiro de 1993.

A Pif Gadget foi revivida como uma revista mensal em julho de 2004 sob a égide da Pif Editions, com tiragens de aproximadamente 100.000 unidades. Selada com cerca de 4 milhões de euros de dívidas, a empresa de 6 pessoas entrou em liquidação judicial (judiciário de reparação) em março de 2007 e foi liquidada (judiciário de liquidação) em 15 de janeiro de 2009.[5] A última edição foi publicada em novembro de 2008.

Foi relançada em 2015 como uma revista trimestral chamado "Super Pif".

Referências

  1. Sérgio Codespoti (2 de setembro de 2010). «Faleceu Roger Mas, o criador de Pifou». Universo HQ 
  2. «Vaillant année 1945». bdoubliees.com. Consultado em 15 de dezembro de 2019 
  3. a b «Vaillant et Pif Gadget année 1969». bdoubliees.com. Consultado em 15 de dezembro de 2019 
  4. «"Award de Docteur Justice"». Pif Collection. 21 de novembro de 2014. Consultado em 15 de dezembro de 2019 
  5. «"Pif gadget" met la clé sous la porte» (em francês). 22 de janeiro de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre editoras ou revistas de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.