Pinacoteca do Centro de Ciências, Letras e Artes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pinacoteca do Centro de Ciências, Letras e Artes
Tipo Artes
Inauguração 31 de outubro de 1901 (116 anos)
Diretor Alcides Acosta
Curador Fernando Abrahão
Website www.ccla.org.br
Geografia
País  Brasil
Cidade Campinas

A Pinacoteca do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) localiza-se na rua Bernardino de Campos, no centro de Campinas, município do interior do estado de São Paulo, Brasil. Mantida pelo CCLA (instituição particular sem fins lucrativos, estabelecida em Campinas em 1901), a pinacoteca foi constituída por meio de doações e aquisições que remontam às primeiras décadas do século XX. Trata-se da mais importante coleção de obras de arte da cidade de Campinas, capaz de apresentar uma síntese do desenvolvimento das artes no Brasil entre os séculos XIX e XX, do academicismo à arte contemporânea.

Acervo[editar | editar código-fonte]

A arte do século XIX e de princípios do século XX constitui o principal núcleo do acervo. Encontra-se representada nas paisagens de Almeida Júnior e em naturezas-mortas de Pedro Alexandrino, e em outras obras de Benedito Calixto, Aurélio de Figueiredo, Nicota Bayeux, Fernando Piendereck e Mário Villares Barbosa, dentre outros. No segmento referente ao modernismo, destacam-se Lasar Segall (Cabeça de Menina Russa), Bruno Giorgi e Salvador Caruso. Há também um importante núcleo de obras modernas e contemporâneas de artistas nascidos ou radicados em Campinas, tais como Thomaz Perina, Maria Helena Motta Paes, Paulo Cheida Sans e Egas Francisco, entre outros.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pinacoteca do Centro de Ciências, Letras e Artes

Ligações externas[editar | editar código-fonte]