Saltar para o conteúdo

Pine (cliente de email)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pine
DesenvolvedorUniversity of Washington
Lançamento24 de Março de 1992
Sistema operacionalWindows, Unix, Linux
Gênero(s)Cliente de email
LicençaParcialmente livre
Página oficialwww.washington.edu/pine

Pine é um cliente de email de linha de comando (CLI) que foi desenvolvido na University of Washington. A primeira versão foi escrita em 1989,[1] e anunciada ao público em março, 1992.[2] O código fonte foi disponibilizado apenas em versãoUnix sob uma licença escrita pela University of Washington. Pine não está mais sob desenvolvimento, e foi substituído pelo cliente Alpine, que é disponibilizado sob Apache License .

Plataformas suportadas

[editar | editar código]

Existem versões Unix, Windows e Linux do Pine.[1] A versão Unix/Linux funciona por interface de linha de comando — seu editor de mensagem inspirou o editor de texto Pico. As versões Windows (e anteriormente a versão DOS) são chamadas PC-Pine. WebPine, disponível para indivíduos associados à University of Washington (estudantes, professores, etc.), é uma versão do Pine implementada como uma aplicação web.

Etimologia

[editar | editar código]

Muitos creem que Pine é um acrônimo: "Pine Is Not Elm". Um de seus autores originais, Laurence Lundblade, insiste que nunca foi isso e que começou simplesmente como uma palavra, não um acrônimo; posteriormente aceitaram como acrônimo: "Pine Is Nearly Elm". Ao longo do tempo isso foi mudado pela Universidade para significar "Program for Internet News and E-mail".[1] O anúncio original diz: "Pine was originally based on Elm, but it has evolved much since, ('Pine Is No-longer Elm')."[2]

Licenciamento e clones

[editar | editar código]

Após a versão 3.91, a licença do Pine era similar à do BSD.

A Universidade registrou um trademark para o nome Pine.

A partir da versão 3.92 a University of Washington mudou a licença tal que mesmo com o código fonte disponível, eles não permitiriam modificações e melhoramentos no Pine. Eles afirmam que mesmo a velha licença nunca permitiu distribuição de versões modificadas.[1]

A marca registrada para o nome Pine tornava clara essa posição deles em torno do assunto.[1]

Em contrapartida, alguns desenvolvedores fizeram um versão fork a partir da versão 3.91 com o nome MANA (Mail And News Agent) para evitar a edição com copyright e o GNU project o adotou como GNU Mana. Richard Stallman veiculou que a University of Washington ameaçou[1] processar a Free Software Foundation por distribuir distribuir o Pine modificado, resultando na paralisação do desenvolvimento do MANA e o fim de novas versões.[1]

A University of Washington posteriormente modificou sua licença para permitir a distribuição de versões não-modificadas lado a lado com coleções de software livre, mas a licença não está em conformidade com as diretrizes open source e free software, na prática ele é semi-free software, efetivamente software proprietário.

Em 2006, a University of Washington anunciou que pararia o desenvolvimento do  Pine com a versão 4.64.[1]

Em seu lugar há uma nova família de ferramentas de e-mail baseada no Pine, chamada Alpine e licenciada sob a Apache License, versão 2. Novembro 29, 2006 é a data do lançamento da primeira alpha release,[1][1] com uma nova abordagem, já que as versões de teste alpha do Pine nunca foram públicas.

Alpine 1.0 foi publicamente lançado em Dezembro 20, 2007. A versão 2.0 foi lançada em 26 Agosto de 2008.[1]

Ver também

[editar | editar código]

Referências

  1. a b c d e f g h i j k «Pine Project History». Consultado em 31 de março de 2009 
  2. a b «Pine Project History». Consultado em 31 de março de 2009