Pinheiros (bairro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o distrito de mesmo nome, veja Pinheiros (distrito de São Paulo).
Pinheiros
Pinheiros SP.jpg
Bairro de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg
Área: Oeste
Dia Oficial: 15 de agosto
Fundação: 17 de agosto de 1560
Estilo arquitetônico
inicial:
Barroco
Estilo arquitetônico
predominante:
Pós-moderno, Brutalista
e Art déco
Imigração predominante: Líbano  Itália
Distrito: Pinheiros
Subprefeitura: Pinheiros
Região Administrativa: Oeste

Pinheiros é um bairro da cidade de São Paulo, localizado no distrito de Pinheiros, na zona oeste. Fica às margens do Rio Pinheiros. Atualmente, possui três estações de metrô, a estação pinheiros( possui estação de trem e ônibus) localizada proximo à avenida Nações Unidas e ao sesc pinheiros Faria Lima, localizada no Largo da Batata, e a Fradique Coutinho, localizada na Rua dos Pinheiros. Sedia diversas empresas, tais como: Odebrecht, Brasilinvest e Unibanco.

Limita-se com os bairros: Jardim Paulistano, Vila Madalena e Alto de Pinheiros, além de Cidade Jardim e City Butantã, localizados na outra margem do rio Pinheiros.

História[editar | editar código-fonte]

Edifícios comerciais do bairro.

As origens de Pinheiros remontam ao início da colonização portuguesa. Fundado como uma aldeia indígena no século XVI, o bairro apresentou características coloniais até a segunda metade do século XIX.

As primeiras residências urbanas começaram ao redor do Largo de Pinheiros. Após a independência do Brasil, houve rápido desenvolvimento. Alguns fatores deste avanço foram a chegada dos bondes ao centro do bairro e a inauguração do Mercado Municipal de Pinheiros. Isto proporcionou a origem de um centro de comércio atacadista na região.[1]

No século XX, houve uma intensa modificação do perfil do bairro. No ano de 1915, inaugurou-se a iluminação pública. Em 1929, iniciou-se o serviço de água encanada e houve a pavimentação das ruas com paralelepípedos.[2]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.