Pintado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPintado
Pescadorpintado.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Siluriformes
Família: Pimelodidae
Género: Pseudoplatystoma
Espécie: P. corruscans
(Spix & Agassiz, 1829)

Pseudoplatystoma corruscans conhecido como pintado, surubim-capari, brutelo, loango, e moleque é um peixe de água doce que pertence a família dos Pimelodídios.

Hábitat[editar | editar código-fonte]

O Pintado habita as calhas dos rios das bacias do São Francisco, Paraná e Prata, embaixo de malhas de aguapés e camalotes e em bocas de corrichos. Tem o hábito noturno.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O macho alcança até 180 cm de longitude e um peso máximo de 86 kg. Tem uma cabeça mais larga que as outras espécies de Platystoma. Sua característica mais importante são os múltiplos pontos pretos desenhados em sua pele que é acinzentada no dorso e esbranquiçada no ventre. As barbatanas mostram um tom avermelhado. Apresenta longos barbilhões.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

É um peixe carnívoro, alimentando-se principalmente da tuvira, minhocuçu, curimbatá e pequenos peixes. Pode ser utilizado no controle de população de tilápias em açudes e tanques.

Culinária[editar | editar código-fonte]

Faz parte da cultura dos povos indígenas locais comidas feitas com este peixe, que é muito apreciado por não conter quase espinhas e carne branca e bem macia. Dentre os pratos regionais está a música de pintado, servida em peixarias em Cuiabá. Trata-se de caldo de mandioca com o peixe cozido de sabor leve, é temperado com refogado e cebolinha. Outro maneira de come-lo é cozido com molho ou frito empanado.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

..