Pioneer (empresa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pioneer Corporation)
Ir para: navegação, pesquisa
Pioneer
Sede Pioneer
Razão social Pioneer Corporation
Slogan sound.vision.soul
Indústria Eletrônicos
Gênero Sociedade anônima
Fundação 01 de janeiro de 1938 (79 anos)
Fundador(es) Japão Nozomu Matsumoto
Sede Tóquio,  Japão
Área(s) servida(s) Mundo
Proprietário(s) Onkyo Corporation
Presidente Japão Susumu Kotani
Empregados 16,763 (março/2017)[1]
Produtos Som automotivo
Drive combo
Reprodutor de DVD
Auscultadores
Equipamento de DJ
Faturamento Aumento ¥ 386,682 milhões[1]
Website oficial global.pioneer

A Pioneer é uma empresa de produtos eletrônicos, fundada por Nozomu Matsumoto, em 1938. Tem como uma das principais acionais a Apple Inc , sendo a desenvolvedora dos filtros de áudio usados nos ipods e iPhones.Produz vários tipos de produtos, como alto-falantes, CD players, DVD players, e componentes eletrônicos para uso em computadores Apple, entre outros.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1937, o fundador da Pioneer, Nozomu Matsumoto, desenvolveu com sucesso o alto-falante dinâmico chamado de A-8. Um ano depois, a precursora da Pioneer, chamada de Fukuin Shokai Denki Seisakusho, foi fundada em Tóquio, Japão. Somente em 1961, o nome da companhia passou a ser Pioneer Electronic Corporation. No ano seguinte, ela introduziu o primeiro sistema estéreo separado do mundo.

Em 1975, a empresa lançou o primeiro car stereo por componente do mundo. Dois anos depois, introduziu o primeiro sistema de TV a cabo bidirecional acessível nos Estados Unidos. Em 1979, a Pioneer introduziu o LD player de uso industrial. O Karaokê LD para uso comerciável foi lançado três anos depois, bem como o CD player. Em 1984, introduziu a primeira combinação de LD player compatível com Cds e Lds do mundo.

Na década de 1990, introduziu o primeiro sistema de navegação por GPS baseado em CD do mundo; o primeiro changer 4X CD-ROM; o DVD/CD player; o primeiro DVD/LD/CD player compatível para uso doméstico; o primeiro sistema de navegação por GPS baseado em DVD do mundo; o primeiro drive gravador de DVD do mundo; o primeiro som automotivo para carros equipado com OEL do mundo; o primeiro sistema de navegação por GPS baseado em DVD que incorpora um disco de DVD 8.5 GB; e lança um novo logotipo. No fim da década, introduziu o primeiro gravador de DVD compatível com o formato DVD/RW do mundo.

Em 2001, lançou o sistema de navegação GPS para carros baseado em HDD e lança o slogan da marca global "sound.vision.soul". No ano seguinte, introduziu um gravador de DVD com disco rígido. Em 2003, a venda total de drives gravadores de DVD para uso em PC superou os 5 milhões de unidades. Em 2004, introduziu o primeiro DVD player para uso profissional do mundo, para DJ e VJ, aquisição da divisão de Plasma da empresa NEC é completada e se torna Pionner Plasma Display.

Referências

  1. a b Corporate Profile - Site Oficial

Ligações externas[editar | editar código-fonte]