Piotr Skarga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Piotr Skarga
Piotr Skarga
Nascimento 2 de fevereiro de 1536
Grójec
Morte 27 de setembro de 1612
Cracóvia (Polónia)
Sepultamento Saints Peter and Paul Church
Cidadania República das Duas Nações
Alma mater
Ocupação teólogo, escritor, hagiógrafo, padre, sacerdote, pregador, missionário
Empregador(a) Universidade de Vilnius, Colégio jesuíta em Polotsk
Religião catolicismo, Igreja Católica

Piotr Skarga (lituano: Petras Skarga), (Grójec, Masóvia, 2 de fevereiro de 1536[1]Cracóvia, 27 de setembro de 1612;[2] atualmente também chamado de: Piotr Powęski; encontrado em algumas fontes inglesas como Peter Skarga) foi um jesuíta polonês, orador, hagiógrafo, polemista e principal figura da Contra-Reforma na República das Duas Nações. Foi chamado de o "Bossuet polonês" devido as suas habilidades em retórica.

O Sermão de Skarga, por Jan Matejko, 1862, óleo sobre tela, 224 x 397 cm., Castelo Real em Varsóvia. Piotr Skarga (em pé, à direita) discursa. O Rei Sigismundo III Vasa está sentado na primeira fila, à esquerda do centro.

Educado em Grójec e Cracóvia, ele começou trabalhando como tutor para a família de Andrew Tenczynski, castelão de Cracóvia, e, alguns anos mais tarde, depois de uma visita à Viena, tornou-se religioso, e desde 1563 esteve à serviço da catedral de Lwów. Sua oratória fazia tanto sucesso que ele decidiu tornar-se um missionário pregador no meio da comunidade, a fim de melhor combater os desvios sociais e políticos do cotidiano. Para tal tarefa ele se preparou e estudou Teologia na Itália de 1568 até 1570 e finalmente entrou para a Companhia de Jesus. Em seu retorno à Polônia ele pregou em Pułtusk, Jarosław e Płock sob a poderosa proteção da Rainha Ana Jagiellon. Durante uma missão na Lituânia ele converteu ao Catolicismo numerosas famílias nobres, inclusive os Radziwills.

Ele se tornou o primeiro reitor da Universidade de Vilnius em 1579, onde ele escreveu seu livro A Vida dos Santos (polonês: Żywoty świętych), que é até hoje ainda muito lido. Em 1584 ele foi transferido para o novo Colégio jesuíta de Cracóvia e em 1588 ele se tornou o pregador na corte do Rei Sigismundo III Vasa (uma posição que ele manteria até 1611) e fez algumas vezes também discursos no Sejm (parlamento). A nobreza (polonês: szlachta) alegava ter ele uma grande (e maléfica: ele defendia fortemente a autoridade do rei) influência sobre o Rei Sigismundo.

Skarga é lembrado pelos poloneses como um vigoroso defensor das reformas políticas na República das Duas Nações e como um crítico das classes dominantes no governo dessa mesma República. Ele defendia o fortalecimento do poder da monarquia em detrimento do Sejm, magnatas e szlachta.

Seu nome "Skarga", que em polonês significa "acusação", é devido a sua carreira de reformador e crítico. Uma tradução livre para o seu nome poderia ser a de "Pedro, o Acusador".

Ele fundou ou expandiu muitas sociedades católicas de caridade e muitas escolas jesuítas.

Obras principais[editar | editar código-fonte]

  • A Vida dos Santos (Żywoty świętych, 1579, oito edições durante o período em que esteve vivo).
  • Sermões no Sejm (Kazania sejmowe, 1597, publicação póstuma).
  • As Devoções dos Soldados (Żołnierskie nabożeństwo, 1618).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Na seqüência:
  1. Biografia em polonês de Piotr Skarga, Piotr Skarga Powęski urodził się 2 lutego 1536, último acesso em 27 de setembro de 2006.
  2. ”Piotr Skarga born February 1536, Grójec, Masovia died Sept. 27, 1612, Kraków””[1]”. Encyclopædia Britannica. (2006).[2]