Capturar a bandeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pique bandeira)
Capturar a bandeira
Capturar a bandeira
N.º de jogadores Um grande grupo, de mais de 6 pessoas em um time
Tempo de jogo 10 a 30 minutos
Outros nomes Rouba bandeira, Pique bandeira, Bandeirinha, Pique-Bandeirinha, Bandeirinha Guerreou, Bandeirinha-Estourada, Rouba-Bandeira, Barra Bandeira e Pega Bandeira.

Captura à bandeira (também conhecido como Rouba bandeira ou Pique Bandeira)[1] é um jogo tradicional, geralmente exercido por crianças ou às vezes por adultos.

Em alguns estados do Brasil o jogo recebe outros nomes, também sendo chamado de Bandeirinha, Pique-Bandeirinha, Pique-Bandeira, Bandeirinha Guerreou, Bandeirinha-Estourada, Rouba-Bandeira, Barra Bandeira e Pega Bandeira.[1]

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Local[editar | editar código-fonte]

O local pode ser em uma rua, em uma quadra, em um campo ou em qualquer outro lugar que tenha espaço suficiente.

Regras[editar | editar código-fonte]

No jogo, dois times, cada um possuindo uma bandeira (que também pode ser uma bola), tem como objetivo capturar a bandeira do time adversário, localizada na "base" desse time, e trazê-la de volta ao seu território em segurança. Os jogadores do time oposto podem ser "pegos" por jogadores no território deles; estes jogadores serão pegos (dependendo das regras da partida) ou congelados (incapazes de deixar o local onde foi pego até que um membro do seu time o toque para o salvar e assim voltar para o seu território e ganhar). Não é permitido arremessar a bandeira para outra pessoa do seu time da base do time oposto para o campo rente à base.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Notícias, Blog da Saúde, Blog, Saúde, Ministério. «Ensine sua brincadeira favorita na infância a uma criança»