Praia de Piranji

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pirangi do Norte)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Praia de Pirangi
Pirangi do Norte
Pirangi do Sul
Pirangi do Norte.jpg

Pirangi do Norte.

Localização
Coordenadas
Endereço
Descrição
Tipo de praia
oceânica
Banhada por
Funcionamento
Acesso público
terrestre

Praia de Piranji[nota 1] é uma praia no litoral do Rio Grande do Norte, dividida pelo Rio Piranji em Piranji do Norte e Piranji do Sul. A praia "do norte" está localizada no município de Parnamirim[1], e a "do sul" no município de Nísia Floresta[2] [3].

Piranji do Norte[editar | editar código-fonte]

Piranji do Norte é a mais procurada pelos natalenses no verão especialmente em sua maioria pela grande massa de adolescentes e jovens de classe média alta que ali passam o chamado veraneio. É a que tem mais infra-estrutura em relação a Piranji do Sul e é a mais badalada já que nela se encontram bares e a casa de shows mais famosa no estado, o Vila Folia/Circo da Folia onde grandes bandas de axé, forró e rock se apresentam. É nesta praia que se localiza o maior cajueiro do mundo, por isso, recebe uma grande gama de turistas.

Piranji do Sul[editar | editar código-fonte]

Piranji do Sul também é conhecida como Pirambúzios (por ser vizinha a Praia de Búzios) e é o oposto de Piranji do Norte, sendo uma praia calma, com ondas fracas, cercada por recifes e menos urbanizada. Na maré baixa, os bancos de corais formam ilhas e piscinas naturais a um quilômetro mar a dentro (os Parrachos de Pirangi), proporcionando um espetáculo maravilhoso da natureza, que é visitado por lanchas particulares e barcos da empresa Marina Badauê, que organiza passeios diários com os turistas. A praia é muito procurada para a prática de esportes náuticos e pesca.

Notas

  1. A grafia correta é Piranji pois prescreve-se o uso da letra "j" para palavras de origem tupi. O nome vem do tupi rio de peixes, segundo Teodoro Fernandes Sampaio. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para pirá-gy, pirangê, pirangi (mantida na sinalização do balneário) e finalmente para piranji (determinada pelo Acordo Ortográfico de 1943). O nome da praia, bem como de outros acidentes geográficos, deve obedecer às normas em vigor da língua portuguesa

Referências

SEQUÊNCIA DE PRAIAS
Oceano Atlântico
precedida por:

Praia de Cotovelo (Parnamirim)

Praia de Pirangi

(Parnamirim/Nísia Floresta)

sucedida por:

Praia de Búzios (Nísia Floresta)

Ícone de esboço Este artigo sobre uma praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Rio Grande do Norte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.