Pitaguaris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pitaguary)
Ir para: navegação, pesquisa
Pitaguary
População total

3 793

Regiões com população significativa
Maracanaú,  Ceará
Línguas
Religiões
Etnia
Indígena

Os pitaguary, também chamados potiguara, são um grupo indígena que habita a Terra Indígena Pitaguary, nos municípios de Maracanaú e Pacatuba, ambos no estado do Ceará, no Brasil[1].

Sua população, em 2010, era de 3 793 pessoas, de acoérdo com a Fundação Nacional de Saúde[2].

As terras reservadas para os índios, estão demarcados em 1.735 hectares, uma divisão fundida em 1991.[3]

Povoamento e terras indígena[editar | editar código-fonte]

Os pitaguaris habitam nas regiões da Serra da Aratanha, em bairros com Santo Antônio e Olho d'Água, Horto Florestal (de Maracanaú) e Monguba (de Pacatuba). Entre elas, Santo Antônio é a área de maior densidade demográfica dos nativos.[1]

O povoamento se concentra na Terra Indígena Pitaguary, no bairro do Santo Antônio. O bairro tem esse nome pois nos tempos da colonização ele foi tomado por jesuítas onde eles catequizaram todos os índios, devido isso quase todos os nativos que ainda habitam são cristãos.

No bairro do Olho d'Água há uma região conhecida como "favela", onde os moradores enfrentam graves problemas sociais como criminalidade e consumo de drogas.[1]

Referências

  1. a b c Terra indígena pitaguary. Disponível em http://ti.socioambiental.org/pt-br/#!/pt-br/terras-indigenas/4057. Acesso em 19 de março de 2013.
  2. Povos indígenas no Brasil. Disponível em http://pib.socioambiental.org/pt/povo/pitaguary. Acesso em 19 de março de 2013.
  3. «POVO PITAGUARY E UM POUCO DE SUA HISTÓRIA | Índios Online». www.indiosonline.net. Consultado em 25 de fevereiro de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre antropologia ou um antropólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.