Pittsburgh Riverhounds

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pittsburgh Riverhounds
Pittsburgh Riverhounds SC.png
Nome Pittsburgh Riverhounds Soccer Club
Alcunhas The Hounds
Mascote Cachorro
Fundação 11 de março de 1998 (21 anos)
Estádio Highmark Stadium
Capacidade 3.500
Localização Pittsburgh, Pensilvânia
Treinador Dave Brandt
Material (d)esportivo Adidas
Competição United Soccer League
Website Página oficial (em inglês)
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Pittsburgh Riverhounds, é um clube de futebol da cidade de Pittsburgh, Pensilvânia. [1] Fundado em 1998, mas teve sua primeira temporada apenas em 1999. Atualmente disputa a Conferência Leste da United Soccer League, segunda divisão dos Estados Unidos. Desde 2013, os Riverhounds manda seus jogos no Highmark Stadium, localizado na Station Square. O maior ídolo do clube foi David Flavius, jogador nascido em Santa Lúcia que mais jogou e marcou na história do clube. Desde dezembro de 2015, os Riverhounds se filiaram ao Columbus Crew, da Major League Soccer.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado por Paul Heasley, chefe executivo de uma empresa em Pittsburgh em 1998. Na época disputava a USISL e se tornou a primeira equipe profissional de qualquer esporte em 30 anos.[2] A equipe disputou a USL Second Division até 2010. Em 2011 se transferiu para a USL.

Meses depois de começar a temporada de 2012, teve uma especulação de construir um estádio própio para os Riverhounds, em Dezembro de 2011 foi revelado que o novo estádio seria construido na Station Square, perto do centro da cidade de Pittsburgh. Um mês depois, Janeiro de 2012, anunciaram oficialmente que o estádio seria construído no verão de 2012, significando que o clube poderia jogar uma parte da temporada no seu novo estádio. A construção foi projetada para começar no final de Março e acabar durante o verão, entretanto a construção começou em Agosto, meses depois do que foi projetado e a data de abertuta do novo estádio seria no final daquele ano. O estádio foi financiado com um estimativa de $7 milhões por investidores privados e empresas, como a Highmark, que possui o direito de nome do estádio pelo atraso na construção do estádio, os Riverhounds jogaram toda a temporada de 2012 no estádio da Chartiers Valley High School, que vinha sendo sua casa desde 2008.

Em Abril de 2012, o Riverhounds contraram Matt Kassel, com passagem no New York Red Bulls da Major League Soccer, foi o artilheiro da equipe com seis gols e foi nomeado ao USL PRO All-League. Depois de uma temporada impressionante, Kassel voltou para Major League Soccer, assinando um contrato com o Philadelphia Union para a temporada de 2013. O Riverhounds jogou a Lamar Hunt U.S Open Cup, sendo eliminado na segunda fase pelo Michigan Bucks, da quarta divisão. O time terminou a temporada regular da United Soccer League em penúltimo, com 4 vitórias, 5 empates e 15 derrotas, somando 17 pontos, apenas acima do Antigua Barracuda, não se classificando para os playoffs.

Priorizando a temporada 2013 da United Soccer League, Pittsburgh contratou os meio-campistas Rob Vincent, Kevin Kerr e o atacante colombiano José Angulo, além disso, passaria a mandar os seus jogos no Highmark Stadium, seu estádio novo. No jogo de abertura do estádio, o Riverhounds perderam para o seu maior rival, Harrisburg City Islanders, por 2-1 num jogo que teve 4,000 torcedores, o maior público da história do estádio. O atacante José Angulo foi o primeiro a balançar as redes no estádio com a camisa do Riverhounds. No verão de 2013, o clube anunciou o Frank B. Fuhrer International Friendly Series, um amistoso internacional contra um time que o próprio Riverhounds escolheria. Foi uma homenagem ao dono do antigo clube de futebol da cidade, Frank B. Fuhrer. Os Hounds convidaram o campeão da Fa cup, o Wigan Athletic, o jogo foi em Pittsburgh, e o Riverhounds perdeu por 4-1, com José Angulo marcando o único gol da equipe da Pensilvânia. No final da temporada, Angulo empatou com Dom Dwyer, do Orlando City, como maior artilheiro da temporada com 15 gols. Esse dois jogadores quebraram o recorde de maior número de gols feitos na temporada regular da história da liga, porém do ano seguinte sendo ultrapassado por Kevin Molino, do Orlando City, na temporada seguinte. No final da temporada Jose Angulo foi nomeado como o MVP da competição. Outro recorde foi o do meio-campista Matt Dallman que teve 12 assistência pelo time na temporada. Essa foi a primeira vez na história que o Riverhounds teve o maior goleador e o jogador com número de assistência numa mesma temporada. No dia 13 de Junho, Terry Shallenberger se tornou um investidor do clube, uma movimentação que foi a mais significativa da história recente do clube. Shallenberger instalou a Riverhounda Academy em Connellsville, Pensilvânia. Após um início ruim, com apenas duas vitórias em dez jogos , o Riverhounds terminou a temporada com 10 vitórias, 8 empates e 8 derrotas, conseguindo uma vaga para os playoffs. Porém na primeira rodada o time foi eliminado perdendo fora de casa para o Orlando City por 5-0.

Em Outubro de 2013, Terry Shallenberger, investidor do clube, se tornou o principal dono do Riverhounds e do Highmark Stadium, com 51% propriedade. No mês seguinte, o clube anunciou seu time sub-23, que iria disputar, a Premier Development League na temporada de 2014. Apesar disso, e potencialmente por causa do crescimento rápido da organização, a equipe solicitou a reorganização voluntária falência em 26 de março de 2014, antes da temporada da USL começar. Shallenberger declarou que o depósito voluntário era necessário para reorganizar e avaliar as financias do clube que resultariam em gastos adicionais que foram incorridos para acelerar as obras do Highmark Stadium, que não fazia parte do orçamento original de 10,6 milhões de dólares. O arquivamento da falência foi visto como uma medida necessária para manter a organização crescendo e tornar Pittsburgh o lar de um potencial time para a Major League Soccer. Além disso, o diretor e ex jogador, Jason Kutney, declarou que a reestruturação da dívida colocaria o Riverhounds em uma posição em que, juntando-se a Major League Soccer, poderia ser considerável. Shallenberger afirmou naquele momento que ele fornecia financiamento provisório para manter o time e o estádio em execução durante a falência e que o cronograma e as operação diárias não foram afetadas.

Apesar da falência, o Riverhounds participou da USL, como planejado, e no meio da temporada se filiou ao Houston Dynamo, da Major League Soccer, numa parceria entre a USL e a MLS. Como parceria, Houston cedeu cinco jogadores aos Hounds, o goleiro Michael Lisch, o zagueiro Anthony Arena, o meio campista Bryan Salazar e os atacantes Brian Ownby e Jason Johnson. O clube também contratou o atacante libanês, naturalizado holândes, Collins John, o meio-campista ganês Anthony Obodai e o atacante do Zimbabwe, Joseph Ngwenya. Em maio de 2014, o clube demitiu o treinador Justin Evans, um dos maiores ídolos da história do clube, que treinava o Hounds desde 2009. O treinador da academia e ex jogador do clube, o croata Nikola Katic se tornou o treinador interino após a demissão de Evans. Na última rodada, o Riverhounds precisava de uma vitória para ir aos play-offs, mais foi derrotado em casa pelo Arizona United por 2-1, não conseguindo classificar. O clube foi o 11º colocado com 32 pontos e uma campanha de 9 vitórias, 5 empate e 14 derrotas. Mesmo não indo aos play-offs da USL, o Riverhounds teve um boa campanha na Lamar Hunt U.S. Open Cup, indo até as oitavas-de-finais e sendo eliminado pelo Chicago Fire, da MLS, por 2-1.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

Evolução do Escudo do Pittsburgh Riverhounds
1999 – 2004 2005 – 2006 2008 – 2017 2018 – Atual
Pittsburgh Riverhounds logo (1999–2004).png Pittsburgh Riverhounds logo (2005–2006).png Pittsburgh Riverhounds.svg.png Pittsburgh Riverhounds SC.png

Torcedores[editar | editar código-fonte]

Em Novembro de 2007, foi formado o primeiro grupo de torcedores do Pittsburgh Riverhounds, a Steel Army. Teve sua primeira reunião no Piper's Pub, um bar em Pittsburgh. O grupo começou com 10 membros com intenção de apoiar o time de futebol da cidade e foi crescendo pela Pensilvânia.

Os membros não são apenas de Pittsburgh mas também são de estados como próximos a Pensilvânia, como Ohio ou distantes, como Oregon e Flórida. Também há torcedores do clube em Sunderland e Surrey, no Reino Unido, em Bray, Irlanda e no Rio de Janeiro, no Brasil.

A seção do Higmark Stadium onde a Steel Army fica e apoia o Riverhounds é localizada na South Gate, no final do estádio. O espaço tem 502 cadeiras. Em Agosto de 2015, a seção foi nomeada de Paul Child Stands, em um homenagem a lenda do futebol do Pittsburgh Spirit, antigo clube da cidade. A torcida tem uma rivalidade com outros grupos de torcedores como a Sons of Susquehanna, torcida do Harrisburg City Islanders e a Oak Street Brigade, do Rochester Rhinos

Estádios[editar | editar código-fonte]

1999: Pensilvânia Bethel Park High School (Bethel Park, Pensilvânia)

2004: Pensilvânia Moon Arena High School Stadium (Moon Township, Pensilvânia)

2005: Pensilvânia Falconi Field (Washington, Pensilvânia)

2008: Pensilvânia Chartiers Valley High School Stadium (Bridgeville, Pensilvânia)

2013: Pensilvânia Highmark Stadium (Pittsburgh, Pensilvânia)

Elenco Atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
N.º Jogador
1 Barbados Keasel Boomer
30 Estados Unidos Trey Mitchell
Defensores
N.º Jogador Pos.
2 Estados Unidos Shane Campbell Z
4 Estados Unidos Taylor Washington Z
12 Estados Unidos Ryan Adeleye Z
16 República da Irlanda Danny Earls Capitão Z
22 Estados Unidos Tobi Adewole Z
23 Estados Unidos Ritchie Duffie Z
24 Estados Unidos Rich Balchan Z
27 Estados Unidos Gale Agbossoumonde Z
20 Trinidad e Tobago Jamal Jack Z
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
3 Estados Unidos Jack Thompson M
5 Brasil Victor Souto M
6 Estados Unidos Abuchi Obimwa M
7 Gana Stephen Okai M
8 Estados Unidos Mike Green M
10 Escócia Kevin Kerr M
14 Estados Unidos Nick Thompson M
21 Estados Unidos Ben Fitzpatrick M
25 Estados Unidos Marshall Hollingsworth M
Atacantes
N.º Jogador
9 Jamaica Chevaughn Walsh
11 Estados Unidos Corey Hertzog
17 Jamaica Kenroy Howell
18 Estados Unidos Kay Banjo
36 Jamaica Romeo Parkes
Comissão técnica
Nome Pos.
Estados Unidos Dave Brandt T

Ídolos[editar | editar código-fonte]

Estados Unidos Devlin Barnes (2005)

Estados Unidos Greg Janicki (2008)

Estados Unidos Henry Gutierrez (2001-2002)

Estados Unidos Jason Kutney (2006, 2008-2013)

Estados Unidos Matt Kassel (2012)

Estados Unidos Sterling Flunder (2010-2015)

Estados Unidos Tim Bezbatchenko (2004-2005)

África do Sul Lebo Moloto (2015-2016)

Brasil Thiago Martins (2002-2003)

Canadá Ali Gerba (2002)

Colômbia Jose Angulo (2013-2014)

Escócia Kevin Kerr (2014-presente)

Haiti Jean-Robens Jerome (2006, 2008, 2009)

Países Baixos Collins John (2014)

Inglaterra Franz Carr (1998-2000)

Inglaterra Paul Dougherty (2001)

Jamaica Jason Johnson (2014)

Libéria Mike Butler (1999, 2000)

Polónia Adan Fedoruk (1999, 2000)

Santa Lúcia David Flavius (1999-2006)

Serra Leoa Adbul Thompson Conteh (2002)

Keystone Derby Cup[editar | editar código-fonte]

O Keystone Derby Cup é o nome do clássico entre Harrisburg City Islanders e Pittsburgh Riverhounds. A taça é conquistada pelo clube com mais vitórias no confronto no ano. A competição tem o patrocinio da Pennsylvania Lottery. Caso o confronto de empate, o vencedor será decidido pelo saldo de gols entre os times

Partidas Históricas[editar | editar código-fonte]

14/06/2000:

Pensilvânia Pittsburgh Riverhounds 1 x 2 Nova Iorque (estado) Rochester Raging Rhinos

Estádio: Pensilvânia Bethel Park Stadium

Competição: U.S Open Cup

Rodada: Segunda Fase

Gols: Estados Unidos Phil Karn 20' (Pittsburgh); Canadá Martin Nash 15' Jamaica Onandi Lowe 74' (Rochester)


27/06/2001:

Pensilvânia Pittsburgh Riverhounds 2 x 0 Colorado Colorado Rapids

Estádio: Pensilvânia Bethel Park Stadium

Competição: U.S Open Cup

Rodada: Segunda Fase

Gols: Costa Rica Alfredo Ulloa 54' Estados Unidos Phil Karn 90'


11/07/2001:

Texas El Paso Patriots 1 x 2 Pensilvânia Pittsburgh Riverhounds

Estádio: Texas: Soccorro Stadium

Competição: U.S Open Cup

Rodada: Terceira Fase

Gols: Equador Luís Macias 86' (El Paso); Santa Lúcia David Flavius 1' Estados Unidos Henry Gutierrez 48' (pen)


24/07/2001:

Illinois Chicago Fire 3 x 2 Pensilvânia Pittsburgh Riverhounds (OT)

Estádio: Illinois: McCully Field

Competição: U.S Open Cup

Rodada: Quartas de Finais

Gols: Bulgária Hristo Stoichkov 15' (pen) União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Dema Kovalenko 49' Estados Unidos Amos Magee 111' (Chicago); Brasil Welton 9' Inglaterra Paul Dougherty (Pittsburgh)


16/07/2003:

Distrito de Colúmbia DC United 2 x 1  Pensilvânia Pittsburgh Riverhounds

Estádio: Maryland Maryland SoccerPlex

Competição: U.S Open Cup

Rodada: Terceira Fase

Gols: Estados Unidos Mike Petke 33' União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Dema Kovalenko 44' (DC); Brasil Thiago Martins 74'


19/07/2014:

Estados Unidos Pittsburgh Riverhounds 1 x 4 Inglaterra Wigan Athletic

Estádio: Pensilvânia Highmark Stadium

Competição: Amistoso

Gols: Colômbia José Angulo 3' (Pittsburgh); Honduras Roger Espinoza 11' Inglaterra Emmerson Boyce 29' Inglaterra Grant Holt 48' Espanha Jordi Gómez 88' (Wigan)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Facebook

Twitter

Referências

  1. Pittsburgh Riverhounds. «Pittsburgh Riverhounds». Pittsburgh Riverhounds. Consultado em 3 de janeiro de 2017 
  2. Coleman, Murray. «Will pro soccer attain its goal in Pittsburgh?». bizjournals.com. Consultado em 5 de abril de 2015 
Bandeira de Estados UnidosSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol estadunidenses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.