Plácido de Castro (Acre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o político e militar brasileiro, veja José Plácido de Castro.
Município de Plácido de Castro
Plácido de Castro - Acre

Plácido de Castro - Acre
Bandeira de Plácido de Castro
Brasão de Plácido de Castro
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 1976 (42 anos)
Gentílico placidiano
Prefeito(a) Gedeon Sousa Barros (PSDB)
(2017 – 2020)
Localização
Localização de Plácido de Castro
Localização de Plácido de Castro no Acre
Plácido de Castro está localizado em: Brasil
Plácido de Castro
Localização de Plácido de Castro no Brasil
10° 16' 33" S 67° 09' 00" O10° 16' 33" S 67° 09' 00" O
Unidade federativa Acre
Mesorregião Vale do Acre IBGE/2008[1]
Microrregião Rio Branco IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Acrelândia, Capixaba, Senador Guiomard, Rio Branco, Bolívia
Distância até a capital 100 km
Características geográficas
Área 2 047,455 km² [2]
População 18 510 hab. (AC: 8º) –  estimativa IBGE/2017[3]
Densidade 9,04 hab./km²
Clima equatorial
Fuso horário UTC-5
Indicadores
IDH-M 0,622 (AC: 6º) – médio PNUD/2010[4]
PIB R$ 179 697,044 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 10 027,18 IBGE/2008[5]

Plácido de Castro é um município brasileiro localizado no interior do estado do Acre. Está situado na microrregião de Rio Branco e mesorregião do Vale do Acre.

História[editar | editar código-fonte]

Criado em 1976, ganhou este nome em homenagem a José Plácido de Castro, militar, líder da Revolução Acriana e posterior Presidente do Estado Independente do Acre, e que também teve papel de destaque, junto com o Barão do Rio Branco e Assis Brasil, na Questão do Acre, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre Brasil e Bolívia, tratado que garantiu a posse das terras do território do Acre e o direito da exploração da borracha nesta região para o Brasil.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Sua população em 2017 era estimada pelo IBGE em 18 510 habitantes. Sua área é de cerca de 2 047 km², o que resulta numa densidade demográfica de 8,4 hab./km². A sede do município localiza-se a cerca de cem quilômetros da capital estadual, Rio Branco.

Limita ao norte com o município de Senador Guiomard, ao sul com a Bolívia, a leste com o município de Acrelândia, a oeste com o município de Capixaba e a noroeste com o município de Rio Branco. Possui um Distrito denominado Vila Campinas, localizado na BR 364 km 60 sentido Porto Velho.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Rio Abunã

Igarapé Rapirrã Igarapé Visionário Igarapé Santa Helena Igarapé São Raimundo

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Administração[editar | editar código-fonte]

Atividades Culturais[editar | editar código-fonte]

O município conta com poucos eventos no âmbito cultural.

O carnaval, assim como no restante do país, é uma festa cultural que movimenta os moradores de Plácido de Castro.

No mês de março, especificamente no dia 30, é comemorado o aniversário do município, ocasião na qual são realizados diversos eventos, como cavalgadas, shows, atividades esportivas, entre outras.

Há, ainda, o Festival de Praia, atualmente denominado Festival do Surubim, realizado às margens do Rio Abunã, trata-se da principal atração da cidade. Realiza-se no mês de setembro, durante o feriado da independência.

Cita-se, também, um evento que vem se tornando tradição entre os munícipes: a Mostra de Dança. O evento é organizado anualmente pela gestão e professores da Escola Estadual de Ensino Médio João Ricardo Freitas. Os alunos apresentam os mais diversos estilos musicais, tornando-se numa nova cultura nessa localidade.

Por fim, o município é sede do Plácido de Castro Futebol Club, clube de futebol que é o atual campeão estadual, representa o Acre no Campeonato Brasileiro Série D e no ano que vem também representará o estado na Copa do Brasil, atraindo diversos amantes do futebol para o estádio José Ferreira Lima, o Ferreirão, que a partir deste ano (2018), passou a receber jogos do Campeonato Estadual e Série D.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A atividade turística em Plácido de Castro é bastante resumida. Os principais motivos de visita a esse município são o Festival de Praia, realizado anualmente à época do feriado de independência do Brasil, e a Festa do Padroeiro Bom Jesus do Abunã, que se realiza todos os anos no segundo final de semana de Julho, e o comércio realizado no lado boliviano, em Puerto Evo Morales. Desde ano passado ainda há outro evento que movimenta o turismo local, a Cavalgada, ocorrida em datas próximas ao aniversário do município.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008. 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010. 
  3. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (30 de agosto de 2017). «Estimativas da população residente no Brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2017» (PDF). Consultado em 24 de março de 2018. 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 29 de agosto de 2013. 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]