Placa (válvula termiônica)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde junho de 2010). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Díodo termiônico, observar que a Placa (Plate) é o Ânodo. Os elétrons desprendidos pelo efeito edison se deslocam a partir do filamento aquecido (Cátodo)em direção à placa

Placa ou placa eletrônica, não confundir com circuito impresso, é nome dado ao ânodo nas válvulas eletrônicas. A razão desta nomenclatura é devido sua construção mecânica, pois, vestindo aos eletrodos internos , filamento, cátodo e grades, do dispositivo, existe uma placa metálica, cuja função é absorver a maior quantidade possível de elétrons emitidos pelo cátodo.

Geralmente a placa é construída com materiais que tem o índice de emissão eletrônica bem reduzido, isto é elementos que não emitem elétrons termionicamente na temperatura de funcionamento normal da válvula eletrônica, estes elementos são o ferro, o níquel, o carbono e o tantálio.

A placa é montada externamente ao cátodo e eletricamente isolada, sua superfície é negra para absorver a maior quantidade possível do calor produzido pelas correntes catódica e anódica, de forma a irradiá-lo para fora, havendo assim uma dissipação calórica por irradiação térmica.

Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.