Placa de expansão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Placa de expansão ou placa controladora é uma parte do hardware de computadores que comanda outras partes da máquina. Pode ser utilizada para ampliar a quantidade de periféricos conectados ao computador. Normalmente é conectada a placa-mãe através de slots apropriados de acordo com o barramento relativo à placa. Esse slots podem ser PCI, PCI-EXPRESS 1X, PCI-EXPRESS 4X e PCI-EXPRESS 8X. A versão PCI-EXPRESS 16X é usada somente para placas de vídeo.

São dispositivos que se utilizam para estender as funcionalidades e o desempenho do computador. Por isso pode-se dizer que tais placas permitem melhorar as capacidades do computador, quando a arquitetura do computador o permite. Existe uma grande diversidade de placas de expansão, como, por exemplo, placas de rede (ethernet), de vídeo, de som e de modem.


Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.