Placa de som

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Uma placa de som convencional.

Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão entre a forma digital e analógica para outros periféricos como fones de ouvido[1] [2] [3] ou provendo interfaces para outros equipamentos digitais[4] .

Podem ser internas acopladas ao barramento PCI ou externas ligadas ao computador por USB ou Firewire. Também há placas de som para gravação e edição profissionais[5] [6] .

Histórico[editar | editar código-fonte]

Antes que se pensasse em utilizar placas, com processadores dedicados, os primeiros IBM PC/AT já vinham equipados com um dispositivo para gerar som, que se mantém até hoje nos seus sucessores, os speakers, pequenos alto-falantes[7] , apesar dos PCs atuais contarem com complexos sistemas de som tridimensional de altíssima resolução.

Fabricantes[editar | editar código-fonte]

Estão entre os principais fabricantes de placas e chipsets de som:

Referências

  1. «Sound card». Computer Hope. Consultado em 15 de fevereiro de 2014.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  2. «Sound cards: frequently asked questions». Microsoft. Consultado em 15 de fevereiro de 2014.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  3. Tim Fischer. «Sound Card». About.com PC Support. Consultado em 15 de fevereiro de 2014.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  4. Lucas Sfair (9 de fevereiro de 2009). «Entenda sobre placas de som e saiba escolher a sua». Tecmundo. Consultado em 15 de fevereiro de 2014.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  5. «FireWire vs. USB Sound Cards». eHow. Consultado em 15 de fevereiro de 2014.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  6. «Soundware Guides: Sound Cards». Soundware. Consultado em 15 de fevereiro de 2014.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)
  7. «Placa de som: principais características». InfoWester. Consultado em 15 de fevereiro de 2014.  Ligação externa em |publicado= (Ajuda)


Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.