Placas de identificação de veículos na Eslováquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

As placas de identificação de veículos na Eslováquia possuem distribuição regional pelos distritos (okres) e desde 1997, a matrícula (em eslovaco: EČV, evidenčné číslo vozidla) normalmente possui sete caracteres no formato XX-NNNLL, onde XX é um código de duas letras correspondente ao distrito, NNN é um número de três dígitos de 001 a 999 e LL são duas letras (atribuídas alfabeticamente).

Formato[editar | editar código-fonte]

Existem três variedades que estão em uso:

  • Entre 1 de abril de 1997 e 30 de abril de 2004, as placas continham o brasão de armas da Eslováquia no canto superior esquerdo e o código do país SK no canto inferior esquerdo. Os dois identificadores de distrito foram separados das séries por um traço.[1]
Um exemplo de placa eslovaca antes da entrada da Eslováquia na UE - NR representa o distrito de Nitra
  • Em 1 de maio de 2004, a Eslováquia ingressou na União Europeia. A fim de harmonizar a aparência visual das placas do país com o restante da UE, o brasão eslovaco foi substituído pela chamada "eurobanda", uma barra azul vertical com a representação da bandeira europeia.[2] O código do país, SK, foi inserido na eurobanda. O número 0 e a letra O também foram diferenciados, o numeral é cortado por um risco, de forma semelhante à fonte alemã FE-Schrift, utilizada em vários países.
Um exemplo placa eslovaca logo após a entrada da Eslováquia na UE sem o brasão - TN representa o distrito de Trenčín
  • O tipo mais recente é usado desde 1 de junho de 2006. O brasão eslovaco voltou às placas substituindo o traço, mantendo intacta a parte da UE.
Um exemplo de chapa de matrícula eslovaca após a entrada da Eslováquia na UE com brasões - IL representa a distrito de Ilava

Tipos[editar | editar código-fonte]

Placa personalizada
Placa de revendedor eslovaca
Placa temporária/de exportação
Placa diplomática
Placa diplomática
Placa de veículos oficiais
Placa para veículos militares
Placa de importação
  • As placas regulares são as mais comuns. Elas contêm sete caracteres começando com o código do distrito (indicados) seguido por uma série alfanumérica de 3 dígitos e 2 letras. As séries numéricas usadas vão de 001 e 999. As séries de letras estão entre AA-XZ e ZA-ZZ. São usadas 24 letras (excluindo Q, W e letras eslovacas, como Š). O progresso da sequência se dá primeiramente pela parte numérica e depois pela parte alfabética: 001AA-002AA ... 999AA e 001AB-999AB. 999AZ é seguido por 001BA a 999BB etc.

Onde o espaço limitado do receptáculo o justifique, placas de duas linhas podem ser usadas em um veículo.

  • As placas de reboque seguem o formato das placas regulares - XX-NNNLL - exceto pelo fato de que neste caso a primeira letra da série é sempre Y. Os registros iniciariam, assim, 001YA, continuando de 999YA e 001YB a 999YZ. Qualquer construção de reboque automotivo, seja uma casa móvel ou semirreboque, pode usar essas placas.
  • As placas de motocicletas seguem a mesma codificação e usam a mesma série das placas regulares. Por exemplo, o registro DS-125AC pode ser tanto uma placa regular para automóveis em geral, quanto uma placa de motocicleta. A única diferença é o seu tamanho. As motocicletas usam dois tamanhos diferentes, sendo ambos menores que o tamanho normal.
  • Placas personalizadas são opcionais na Eslováquia por uma taxa extra, sendo emitidas desde 1998.[3] O formato deve incluir o código do distrito de duas letras e outros 5 caracteres nos formatos XX-LLLLL, XX-LLLLN ou LLLNN. Diferentemente dos demais tipos placa, é possível o uso de Q e W. As placas não podem exibir nenhuma mensagem política, religiosa ou ofensiva. Placas menores estão disponíveis para motocicletas.
  • As placas de concessionários seguem o formato XX-LLNNN ou XX-L NNN e a primeira letra da série é sempre "M". Assim, os registros começariam com M001 e terminariam com M999. Em seguida, combinações com duas letras serão emitidas, a partir de MA001, continuando até MA999, depois MB001 e assim por diante até MZ999. As letras e os números nesta placa são vermelhos.
  • As placa temporárias seguem o mesmo formato mencionado acima, mas a primeira letra de combinação é "V". Portanto, os registros começam com V001 e terminam com V999. Em seguida, duas letras serão emitidas, iniciando no VA001 e terminando com VA999, continuando com VB e assim por diante até VZ999. Essas placas têm fundo amarelo. Também estas placas tinham faixas vermelhas indicando a data de validade dessas placas.
  • As placas diplomáticas têm o formato EE-NNNNN ou ZZ-NNNNN. Essas placas caracteres amarelos sobre fundo azul.
  • As placas de veículos oficiais têm o formato XX-L NNN ou XX-NNN L, as letras seriais após o código do distrito serão sempre X.
  • Placas militares têm o formato NN-NNNNN.
  • As placas de importação possuem caracteres verdes, o formato C-NNNNN e um período de validade máximo de um ano.
  • Veículos esportivos têm caracteres azuis e a letra serial será sempre S.

Distritos[editar | editar código-fonte]

Distritos eslovacos

Existem 79 distritos na Eslováquia . Em 69 deles, o distrito recebe o código derivado no nome de sua principal cidade, incluída no distrito. Duas cidades, a capital Bratislava e Košice (KE), dividem-se em 5 e 4 distritos, respectivamente. Este fato não se reflete nas placas, apenas um código é usado. Além disso, Košice-okolie (KS) compreende uma área em torno de Košice (excluída a cidade em si) enquanto mantém sua sede na cidade. Cada distrito recebe pelo menos um código. Dez cidades, incluindo oito sedes da região ( kraj), recebem mais. Desde 18 de agosto de 2010, Bratislava registra placas com seu segundo código, BL.[4] O Ministério do Interior da República Eslovaca realizou uma pesquisa no Facebook como reação à insatisfação pública dos habitantes de Bratislava com o código BD pretendido anteriormente. Como as combinações do código BL serão esgotadas em breve, outra pesquisa no Facebook foi organizada em novembro de 2018. Os participantes foram convidados a votar no próximo código em três rodadas (duas semifinais e uma final). 89% optaram pelo código BT em vez de BE.[5] . Bratislava é o único okres a fazê-lo e permanecerá nessa posição por anos, já que Košice, a vice-campeã, só alcançou a série ML a partir de agosto de 2019.

Código Distrito
BA, BD, BE, BI, BL, BT Bratislava
BB, BC, BK Banská Bystrica
BJ Bardejov
BN Bánovce nad Bebravou
BR Brezno
BS Banská Štiavnica
BY Bytča
CA Čadca
DK Dolný Kubín
DS Dunajská Streda
DT Detva
GA Galanta
GL Gelnica
HC Hlohovec
HE Humenné
IL Ilava
KA Krupina
KE, KC, KI Košice
KK Kežmarok
KM Kysucké Nové Mesto
KN Komárno
KS Košice-okolie
LC Lučenec
LE Levoča
LM Liptovský Mikuláš
LV, LL Levice
MA Malacky
MI Michalovce
ML Medzilaborce
MT Martin
MY Myjava
NR, NI, NT Nitra
NM Nové Mesto nad Váhom
NO Námestovo
NZ, NC Nové Zámky
PB Považská Bystrica
PD Prievidza
PE Partizánske
PK Pezinok
PN Piešťany
PO, PV, PS Prešov
PP Poprad
PT Poltár
PU Púchov
RA Revúca
RK Ružomberok
RS Rimavská Sobota
RV Rožňava
SA Šaľa
SB Sabinov
SC Senec
SE Senica
SI Skalica
SK Svidník
SL Stará Ľubovňa
SN Spišská Nová Ves
SO Sobrance
SP Stropkov
SV Snina
TT, TA, TB Trnava
TN, TC, TE Trenčín
TO Topoľčany
TR Turčianske Teplice
TS Tvrdošín
TV Trebišov
VK Veľký Krtíš
VT Vranov nad Topľou
ZA, ZI, ZL Žilina
ZC Žarnovica
ZH Žiar nad Hronom
ZM Zlaté Moravce
ZV Zvolen

Sistema anterior[editar | editar código-fonte]

Fiat 126 com placa indicando o registro no distrito de Levice (1994-1997)

O sistema mais antigo (eslovaco: ŠPZ, štátna poznávacia značka ) com os formatos XX NN-NN ou XXY NN-NN - foi emitido até 30 de março de 1997. Todos esses registros expiraram em 1 de janeiro de 2005; veículos que não haviam se registrado no novo sistema deixaram de ser permitidos nas vias públicas.

Referências

  1. «License plates of Slovakia». World License Plates. Consultado em 27 de maio de 2020 
  2. «Slovakia». License Plate Mania. Consultado em 27 de maio de 2020 
  3. BREKKE, Olav. «Olav's Slovak license plates». Olav's Plates. Consultado em 27 de maio de 2020 
  4. «V uliciach už jazdia značky BL». SME. 2010 
  5. «Bratislava pozná novú skratku pre evidenčné čísla vozidiel». Refresher. 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Media relacionados com Placas de identificação de veículos na Eslováquia no Wikimedia Commons