Planalto Paulista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde agosto de 2018). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Disambig grey.svg Nota: Se procura o bairro da cidade de São Paulo, veja Planalto Paulista (bairro de São Paulo).
A cidade de São Paulo se localiza no coração do Planalto Paulista

O Planalto Paulista é uma região geográfica do estado de São Paulo, no Brasil, localizada entre a Serra do Mar e a cidade de Campinas. Tem uma Topografia média de 770 metros acima do Nível do Mar e compreende toda a Região Metropolitana de São Paulo e algumas cidades Adjacentes a esta como, por exemplo, Jundiaí e Ibiúna. Está encravado entre as Serras da Cantareira e do Mar que forma um vale alto entre estes dois acidentes geográficos.

História[editar | editar código-fonte]

A região foi, desde os primórdios da colonização de origem europeia (Capitania de São Vicente) até os dias atuais, a mais importante política e economicamente de São Paulo. Em grande parte, devido à sua localização privilegiada e à presença de campos em vez da floresta densa própria do litoral do Brasil.

O geógrafo Aziz Nacib Ab'Sáber assim definiu o planalto:

"Para aqueles que vinham do litoral, através das densas matas da Serra do Mar e dos morros do reverso da serra, os primeiros descampados naturais estavam nas largas planícies do rio Tamanduateí: daí o nome Santo André da Borda do Campo."

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • AB'SÁBER, Aziz Nacib - Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e arredores de São Paulo. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Geografía, 1958.
  • AB'SÁBER, Aziz Nacib - Grandes paisagens brasileiras. São Paulo: Eca, 1970

Ligações externas[editar | editar código-fonte]