Planet X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Planet X
Informação geral
País  Estados Unidos
Gênero(s) Metal Progressivo, Jazz Fusion
Período em atividade 1999 – atualmente
Gravadora(s) InsideOut Music
Integrantes Derek Sherinian
Virgil Donati
Rufus Philpot
Ex-integrantes Tony MacAlpine
T. J. Helmerich
Página oficial www.xplanetx.com

Planet X é uma banda de jazz fusion liderada pelo tecladista Derek Sherinian. Tem entre os integrantes músicos como Virgil Donati e Rufus Philpot. A banda é uma "evolução" do álbum solo Planet X, de 1999, do tecladista Derek Sherinian. Sherinian afirmou que sua intenção quando formou o Planet X era de criar uma banda que "tocasse seus instrumentos de forma tão feroz, que colocaria medo no coração de outros músicos".[1]

História[editar | editar código-fonte]

Depois de gravar o álbum solo Planet X, Derek Sherinian (ex-membro da banda de metal progressivo Dream Theater) expadiu o álbum para um trabalho completo em conjunto com o baterista Virgil Donati. Até agora foram lançados três álbuns de estúdio e um CD ao vivo. Nos álbuns gravados, a banda trabalha com vários guitarristas convidados. (Tony MacAlpine é o guitarrista nos primeiros três álbuns - em 2004, ele saiu em turnê com Steve Vai).

As composições são estritamente instrumentais, exceto por raras palavras ditas ocasionalmente. Como no jazz, a maioria das músicas são seções extensas de solos, pontuadas por "quebras" ou refrões. Porém, sonoramente, elas não tem quase nada em comum com as músicas comuns de jazz fusion.

Seguido ao álbum Universe, Planet X lançou Live from Oz, gravado durante uma turnê Australiana em 2002. A versão completa da música "Atlantis : Apocalypse 1470 BC" do CD e do website Planet X pode ser ouvida aqui. O lançamento seguinte, MoonBabies, foi lançado mais tarde no mesmo ano.

Planet X saiu em turnês mundiais, que incluem Japão, Austrália, Holanda, Estados Unidos, Canadá, Polônia, Bulgária, Romênia, Grécia e Armênia.

O álbum mais recente, Quantum, lançado em 2007, inclui a participação do guitarrista de fusion Allan Holdsworth, do guitarrista Brett Garsed, que também participou do álbum solo de Sherinian (Planet X), e dos baixistas Jimmy Johnson e Rufus Philpot.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Membros[editar | editar código-fonte]

Atuais
Ex-Membros
Convidados

Referências

  1. «Derek's statement». Planet X. Consultado em 11 de junho de 2008. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons