Saltar para o conteúdo

Plano de Salvação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Plano de Salvação, segundo A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é um plano que Deus criou para salvar, resgatar e exaltar a humanidade. Os elementos deste plano são traçados a partir de várias fontes bíblicas, incluindo a Bíblia, O Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor e inúmeras declarações feitas pela cúpula da Igreja De Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Existência pré-mortal

[editar | editar código-fonte]
O plano de salvação, como ensinado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Em 1840, Joseph Smith Jr. (o qual restaurou a Igreja de Jesus Cristo nestes últimos dias) afirmou que o espírito humano com Deus existia antes da criação da Terra.[1] Antes da existência de espíritos, algum elemento do espírito humano, chamado de inteligência, existia eternamente no mesmo sentido que Deus existia eternamente, mas de uma forma menor progrediu de energia ou matéria. Isto pode explicar a doutrina da Igreja de que o homem e Deus são co-eternos (distinguir cuidadosamente "co-eterno" de "igualdade", que não é uma parte de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). Dentro da igreja restaurada de Jesus Cristo , Deus é encarado como criador e Pai Celestial.[2][3][4]

Referências

  1. comp. Joseph Fielding Smith (1976). Teaching of the Prophet Joseph Smith. Salt Lake City: Deseret Book. p. 343.
  2. «Premortal Spirits: Implications for Cloning, Abortion, Evolution, and Extinction». Dialogue Journal (em inglês). Consultado em 13 de março de 2025 
  3. Ostler, Blake (1982). "The Idea of Pre-Existence in the Development of Mormon Thought" (PDF). Dialogue. 15 (1). University of Illinois Press: 59, 73–74.
  4. Bowen, David R. Sr. (May 1999). Joseph Smith's Concept of Preexistent Intelligences: Development and Critique (Master of Religion thesis). Lynchburg, Virginia: Liberty University. pp. 5–7.