Planta Livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Planta Livre é um dos conceito dos Cinco pontos de Le Corbusier da arquitetura moderna que através de uma estrutura independente permite a livre locação das paredes, já que estas não mais precisam exercer a função estrutural. Diz-se do projeto de construção civil em que as paredes não são utilizadas como estrutura ou pilares de sustentação, podendo, a qualquer momento, ser derrubada e construída em outros lugares sem prejuízo para a estrutura da construção. Para que isso ocorra a estrutura da construção é formada por vigas e pilares sendo estes a sustentação vertical. Um sistema construtivo pode, no entanto, ser uma planta livre sem que seja, necessariamente, por meio de pilares e vigas. A exemplo, temos a construção com a estrutura em tenda, como um circo. Abaixo da tenda podem ser edificadas paredes conforme o gosto, sem, no entanto, causar interferência na estrutura. Então, planta livre é aquela que você delimita os espaços de forma independente da estrutura.

Wiki letter w.svg Este é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.