Plataforma de Gelo Wordie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diagrama mostrando a dissolução da Plataforma de Gelo Wordie por vários anos
Localização da Plataforma de Gelo Wordie dentro da Península Antártica
Localização da Península Antártica dentro da Antártica

A Plataforma de Gelo Wordie foi uma geleira confluente se projetando como uma plataforma de gelo na parte SE da Baía Margarida entre o Cabo Berteaux e o Monte Edgell, junto a costa ocidental da Península Antártica, a sul da parte designada Costa Fallières.

Em março de 2008, a British Antarctic Survey relatou que ela apareceu pronta para se separar da Península Antártica.[1] Por volta de abril de 2009 tinha feito isso, desaparecendo por completo.[2]

Descoberta pela Expedição Britânica da Terra de Graham (BGLE) sob o comando de Rymill, 1934–37, que a esta característica deu o nome de Sir James Wordie, Secretário Honorário (mais tarde Presidente) da Sociedade Geográfica Real (Reino Unido), membro do Comitê Discovery e presidente do Scott Polar Research Institute. Também havia sido geólogo e Chefe da Equipe Científica da Expedição Britânica, 1914-16, sob o comando de Ernest Shackleton.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Press Release - Antarctic ice shelf 'hangs by a thread'». National Environment Research Council. British Antarctic Survey. 25 de março de 2008. Consultado em 20 de março de 2009 
  2. Fox, Maggie (4 de abril de 2009). «An Antarctic ice shelf has disappeared: scientists». Reuters 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este(a) artigo relacionado com a geografia da Antártida Ocidental (também conhecida como Antártida Menor) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.