Plataforma de Gelo Wordie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diagrama mostrando a dissolução da Plataforma de Gelo Wordie por vários anos
Localização da Plataforma de Gelo Wordie dentro da Península Antártica
Localização da Península Antártica dentro da Antártica

A Plataforma de Gelo Wordie foi uma geleira confluente se projetando como uma plataforma de gelo na parte SE da Baía Margarida entre o Cabo Berteaux e o Monte Edgell, junto a costa ocidental da Península Antártica, a sul da parte designada Costa Fallières.

Em março de 2008, a British Antarctic Survey relatou que ela apareceu pronta para se separar da Península Antártica.[1] Por volta de abril de 2009 tinha feito isso, desaparecendo por completo.[2]

Descoberta pela Expedição Britânica da Terra de Graham (BGLE) sob o comando de Rymill, 1934–37, que a esta característica deu o nome de Sir James Wordie, Secretário Honorário (mais tarde Presidente) da Sociedade Geográfica Real (Reino Unido), membro do Comitê Discovery e presidente do Scott Polar Research Institute. Também havia sido geólogo e Chefe da Equipe Científica da Expedição Britânica, 1914-16, sob o comando de Ernest Shackleton.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Press Release - Antarctic ice shelf 'hangs by a thread'». National Environment Research Council. British Antarctic Survey. March 25, 2008. Consultado em 2009-03-20. 
  2. Fox, Maggie (April 4, 2009). «An Antarctic ice shelf has disappeared: scientists». Reuters [S.l.: s.n.] 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este(a) artigo relacionado com a geografia da Antártida Ocidental (também conhecida como Antártida Menor) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.