Playback (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


"Playback" foi a canção que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1981 cantado em português por Carlos Paião também o autor da letra e da música da canção que foi orquestrada por Shegundo Galarza.

A canção é uma sátira ao uso excessivo do playback pelos cantores, que abrindo e fechando a boca, não precisam saber cantar e até se pode enganar que ninguém vê. Carlos Paião cantou o tema com a ajuda de quatro cantores no coro que vestindo fatos de treino gritavam "Em Playback". Da esquerda para a direita os cantores eram Pedro Calvinho, Cristina Águas, Ana Bola, e Peter Petersen (cantor de origem dinamarquesa, nascido em Lisboa).

A canção portuguesa foi a 15.ª a ser interpretada no festival (depois da canção britânica e antes da canção belga cantada por Emly Starr. Paião , não foi feliz no Festival Eurovisão da Canção, pois apenas recebeu 9 pontos, classificando-se em 18.º lugar, empatando com a canção turca. Contudo, esta má classificação, não impediu a carreira fulgurante deste cantor que cantou e compôs centenas de canções e que morreu num acidente rodoviário, uns anos depois.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]