Plaza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Plaza ao vivo nas Noites Ritual Rock 2005 - foto de J.P. Casainho.

Plaza é o nome de uma banda portuguesa.

Os Plaza surgem em 2004, e reúnem as forças criativas dos irmãos Simão Praça e Paulo Praça (com carreira feita nos Turbojunkie, Grâce e Amália Hoje, The Gift e Pedro Abrunhosa), com a genial energia científica das electrónicas e artes finais de Quico Serrano (com percurso assinado em diversos projectos nacionais: de Três Tristes Tigres a Pedro Abrunhosa, de Slimmy a As 3 Marias).

Em Abril de 2004 editam o 1º cd-Meeting Point, conquistando de imediato a imprensa especializada (9/10-Blitz;5/5-Diário de Noticias; 8/10-Publico, etc). O single "(Out) On the Radio" antecipa a saída do cd, e em Junho de 2004 é já o tema mais votado pelo público no top da Antena 3.

Ao mesmo tempo é o single escolhido pelos responsáveis do marketing da empresa de comunicações TMN para a campanha de verão. Duas semanas depois a campanha começa a fazer efeito e a melodia “Listen to the sounds on the rádio”, torna-se a mais ouvida do momento.

No mesmo mês de Julho sai o 2º single "In Fiction," que tal como o 1º single, entra directamente para a Playlist da Antena 3, chegando a 1º lugar do Top de preferências duas semanas depois. Por esta altura, o 1º single "(Out) On the Radio" começa a invadir as principais rádios nacionais.

Desde Abril que os Plaza andam em digressão pela Peninsula ibérica, a promover o aclamado cd Meeting Point. Destacam-se as passagens por: Festival Tejo; Festival Sudoeste; Aniversário de Serralves, Fantasporto, entre muitas outras. Como consequência deste sucesso os Plaza são convidados especiais de Herman José no programa “Herman Sic”. 

A culminar um ano em cheio, são nomeados para os Globos de Ouro na categoria de Melhor Banda Nacional (ao lado dos The Gift, Humanos e Da Weasel).

Depois do muito aclamado disco de estreia Meeting Point, os Plaza apresentam o seu novo álbum de originais All Together.  Produzido pela própria banda e gravado nos estudios da Aguda com a colaboração especial de Rick Webster da banda britânica Unkle Bob. All Together conta também com as participações vocais das lisboetas Anarchicks e Patricias SA no tema "Give peace a dance".

Pedro Martins na bateria e Miguel Barros no baixo completam o naipe de participações do disco e integram também a nova formação dos Plaza ao vivo.

E nas palavras de Valter Hugo Mãe, "O pop português nunca esteve tão deliciado, nunca foi tão enamorado, não podia ser melhor indicado para ouvintes cuja preocupação maior seja o prazer, sim, em seus absolutos sentidos."

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Meeting Point (2004)
  1. Drum Machine
  2. Easy Date
  3. On a Magazine
  4. In Fiction
  5. (Out) On The Radio
  6. Flow
  7. July the 1st 1984
  8. TrainSpot
  9. I'm On Fire
  10. Everything's Gotta Be as a Love Song
  11. Electrical Mind
  • All Together (2014)
  1. All Together
  2. Real Love
  3. Submarine
  4. High on stereo
  5. Let's burn together
  6. Electronic sunset
  7. Great awakening
  8. See yourself
  9. Modern world
  10. Heartbeatnick
  11. Give peace a dance
  12. Quick on the fall
  13. Fairground
Flag of Portugal.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.