Plesiopleurodon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaPlesiopleurodon
Plesiopleurodon2DB.jpg

Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Plesiosauria
Família: Polycotylidae
Género: Plesiopleurodon

O Plesiopleurodon é um gênero extinto de pliossauro do Cretáceo Superior, que viveu nos mares da América do Norte. Foi nomeado por Carpenter, baseado em um crânio completo com mandíbula, vértebras do pescoço e um coracóide direito. Ele foi retirado da Belle Fourche Shale (inferior Cenomaniano), no Cascavel Hills de Wyoming. Ao nomear o espécime, Carpenter (1996) observou que "De todos pliossauros conhecidos, o Plesiopleurodon é o que mais se assemelha ao Liopleurodon ferox do Oxfordian, da Europa, daí a referência genérica." A espécie é caracterizada por uma longa mandíbula estreita com 8 pares de dentes facetados, dentes que eram quase circulares e em secção transversal que eram roliços na superfície exterior (exceto perto da base), nervuras do pescoço, vértebras curtas na cabeça (duplas nas cabeças dos pliossauros do Jurássico) e um longo fino osso interpeitoral no coracóide.

Características[editar | editar código-fonte]

O Plesiopleurodon era diferente de seus parentes do gênero. Possuía uma cabeça grande e um pescoço curto, típico de sua família. Era bem parecido com o Liopleurodon, tanto na aparência quanto no tamanho.

Era um predador voraz. Com seus 15 metros de comprimento, era capaz de comer tubarões e peixes de tamanho considerável, cefalópodes e até outros plesiossauros, e também acredita-se que esse gigante poderia saltar da água para abocanhar grandes Pterossauros que pescavam em alto-mar.