Plunct, Plact, Zuuum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Plunct, Plact, Zuuum foi um programa especial infantil exibido na Rede Globo, no dia 3 de junho de 1983 às 21:30 - na faixa conhecida como "Sexta Super".[1] Escrito por Wilson Rocha e dirigido por Augusto César Vanucci e Paulo Netto "Nettinho", primeiro de uma série de musicais infantis que a Globo apresentou no mesmo ano, seguindo a tradição dos programas premiados que deram origem ao projeto: Vinícius para Criança: A Arca de Noé, A Arca de Noé 2 e Pirlimpimpim. O programa foi um resultado de uma criação coletiva.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Proibidos de fazer as coisas que amavam, as crianças Aretha, Bruno Netto, Fabiano Vannucci, Marinela Graça Mello e Paulo Vignolo planejam se mandar. Eles encontram um titereiro que passa a lhes contar histórias. Assistem então à chegada de um Ovni, montado com lixo e tesouro. Assim, começa a aventura da turma, com o apoio de um estranho ser que viaja dentro de um carrinho de bebê. No caminho, as crianças conhecem um burocrata que exige os documentos da nave, o Planeta Doce e o Planeta Formigueiro.

Produção[editar | editar código-fonte]

Tudo foi especialmente produzido para o programa, desde o roteiro até a trilha sonora. Para a montagem do programa, o Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, foi transformado em uma plataforma de lançamento de foguetes.

Efeitos[editar | editar código-fonte]

Usaram-se recursos como o chroma key (recurso que permite que a imagem gravada por uma câmera possa se incluir em outra, criando-se impressão de primeiro plano e fundo), que simulava os personagens flutuantes. Stil criou os efeitos visuais de alguns quadros e balés de bonecos.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Raul Seixas compôs e cantou "Carimbador Maluco". Sérgio Sá criou o tema da Gruta das Formigas. Já Nelson Motta e Lulu Santos compuseram Sereia, cantada por Fafá de Belém. O tema principal Use a Imaginação foi cantado por José Vasconcelos e pelo coro infantil. E a música Brincar de Viver, versão de Guilherme Arantes para uma canção de Jon Lucien, foi interpretada por Maria Bethânia.

O sucesso do especial rendeu a produção de um disco pela gravadora Som Livre, com sua trilha sonora. A escolha das músicas e dos intérpretes foi feita pelo diretor musical do programa Guto Graça Mello e Ezequiel Neves, os mesmos de Pirlimpimpim.

Os maiores hits deste seriado foram as músicas O Carimbador Maluco e Brincar de Viver, que são constantemente lembradas até os dias de hoje.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Medalha de Prata do International TV Film of New York, 1983

Seqüência[editar | editar código-fonte]

Plunct, Plact, Zuuum... 2

  1. Televisão - programação. Publicado em Folha de S.Paulo, Ilustrada, p. 4, em 03 de junho de 1983..