Poderes e habilidades do Superman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, refª do (possível) original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.

A origem dos poderes do Superman é o sol amarelo (ou qualquer sol que não seja vermelho), em krypton o astro é vermelho, e essa diferença de frequência eletromagnética entre ambos faria com que as células do corpo de Kal-El fossem carregadas como verdadeiras baterias vivas, fortalecendo seus músculos, sua pele e seus sentidos.

Lista Completa[editar | editar código-fonte]

Habilidades vocais: Superman tem mostrado posse de várias habilidades vocais. Histórias têm mostrado ele ser capaz de elevar sua voz para níveis de alto-falante , para fins como a entrega de uma mensagem para uma grande multidão. As primeiras histórias Golden Age mostrou Superman capaz de imitar a voz de outros e jogar sua voz através de ventriloquismo simples. na década de 1950 , a referida capacidade tinha evoluído para um poder autônomo chamado de " super- ventriloquismo , " a capacidade de Superman para enviar sua voz através de grandes distâncias , mas apenas a uma pessoa ou lugar específico.

Superforça: Superman possui uma força sobre-humana, podendo levantar prédios, aviões, carros, etc. Uma vez que sua força foi mostrada levantando um peso de 200.000.000.000.000.000.000 (duzentos quintilhões) de toneladas com apenas um braço. Ele possui a maior força do universo, podendo carregar planetas e movendo universos. Nem seu grande vilão Darkseid possui uma força superior a de Superman.

Superman em sua fase atual em Novos 52 ,segurou o peso do planeta Terra ( 6 sextilhoes de toneladas ) por 5 dias seguidos próximo ao centro da Terra longe da luz solar , sendo a maior demonstração de forca do superman depois da era de prata , pre crise

  • Invulnerabilidade Esta habilidade inclui imunidade a todas doenças e vírus do universo. Explicações para essa capacidade incluem kryptonianos com uma estrutura molecular extremamente densa para cada uma de suas células, emitindo uma aura inquebrável de energia solar. No entanto, em raros casos Superman tem exigido atenção médica, esta resistência a lesões complicou procedimentos necessários, como a cirurgia. Por exemplo, quando um criminoso atirou com munição de kryptonita, um cirurgião foi forçado a dar ao Superman uma exposição controlada ao mineral, a fim de enfraquecer temporariamente a sua pele o suficiente para fazer as incisões necessárias para remover os fragmentos internos da bala. Em algumas versões, este poder retarda muito o seu envelhecimento e aumenta à medida que ele fica mais velho, tornando-o efetivamente imortal. O epílogo para a Sociedade da Justiça da América no enredo "O Reino do Amanhã" (uma espécie de sequência para a série limitada O Reino do Amanhã), mostrando Superman sobrevivendo mil anos no futuro, ainda que com uma idade muito avançada, mas sua aparência ainda é como um cara de vinte anos. Outra versão no DC Um Milhão de vidas por meio do Século 853, cerca de 83.200 anos a partir de agora.
  • Voo: - A capacidade de desafiar e naturalmente operar de forma independente da gravidade e impulsionar-se através do ar à vontade. Na adolescência, ele só tinha o poder de saltar grandes distâncias, na fase adulta ele se tornou capaz de voar sem parar
  • Supervelocidade: - Outra das habilidades de assinatura do Superman é a sua velocidade sobre-humana, permitindo-lhe mover, reagir, correr, e voar na velocidade da luz ou até mesmo ultrapassa-la. Originalmente classificado como sendo "mais rápido que uma bala", permitindo-lhe pegar balas no ar antes de atingi-lo, ou qualquer outra pessoa. Seus pensamentos e percepções são também muito acelerados para ser capaz de controlar suas ações enquanto se move em altas velocidades. A velocidade de corrida do Superman muitas vezes foi comparada com a do Flash. Pode voar e correr a velocidades inacreditáveis, uma vez ele voou tão rápido que quase destruiu a realidade, com sua velocidade ele pode voar a outras galaxias e outros universos, ele também pode voar para o passado ou futuro.
  • Visão de raio-x: - A capacidade de ver através de objetos sólidos, geralmente com a exceção do chumbo. As primeiras histórias no princípio de que esconder objetos o impediria de encontrá-los, no entanto, as histórias mais modernas mostram Superman sendo capaz de tirar proveito da opacidade para fazer uma varredura gama de uma área com sua visão de Raios-X em que os objetos tornam-se imediatamente visíveis e, em seguida, estreitou sua busca aos locais específicos. As explicações de como funcionava este poder variaram, mas raramente incluem a emissão e percepção do real Raio-x, como a radiação de alta energia, seria realmente perigoso para os seres vivos que usassem. A teoria mais comum envolve ser capaz de ver e concentrar-se sobre os padrões de radiação cósmica natural como ele reverbera objetos fora. A visão de Raio-x foi usada pela primeira vez por Superman em Action Comics # 11 (Abril 1939), onde era chamado de "Superman é a visão de raios-X."
  • Visão de calor: - Capacidade de emitir a energia solar a partir de seus olhos. Geralmente os lasers se assemelham a vermelho ou laranja - como feixes, o que pode ser invisível a baixas temperaturas, mas extremamente brilhante em altas. O alcance efetivo de seus raios são centenas de pés. Além da variação da largura do feixe, altura e intensidade, Superman tem demonstrado um alto grau de habilidade e precisão na manipulação de seu uso dos feixes, capaz de com este poder fazer precisão cirúrgica e em níveis microscópicos. Uma vez que o poder pode ser usado de forma invisível, Superman muitas vezes leva vantagem, para executar tarefas sutilmente, sem necessidade de entrar na fantasia. Esses feixes também pode ser usados para produzir grande força concussiva junto com calor. Os feixes são tremendamente poderosos e pode ser usado para ruptura de placas de aço e pulverizar rocha. Ele é capaz de usar uma grande habilidade e precisão na manipulação das explosões em alvos múltiplos em rápida sucessão, ou mais comumente para remover o cabelo facial muito durável. Nas histórias pré-crise, Clark usa óculos com lentes de vidro de Krypton (inicialmente canibalizados da cúpula do seu foguete de transparência) para que ele possa disparar sua visão de calor através deles sem danificá-los. Nas histórias do óculos regular e, em seguida, com a revisão em Superman: Origem Secreta, ele usa óculos com vidro kryptoniano que são destinados a conter emissões indesejadas e, nesta situação, Clark é forçado a tirá-los momentaneamente do arco de seus olhos, queimando ao usar sua eficaz visão de calor.
  • Respiração Super-Humana: - Capacidade de inspirar e expirar grandes volumes de ar com grande força, capaz de extinguir grandes incêndios e mover objetos pesados ​​como carros. O lançamento (exalação) de ar altamente comprimido através de uma válvula (como os lábios franzidos) faz com que a temperatura caia radicalmente. Isto é conhecido como efeito Joule-Thomson, e quando Superman faz isso, ela é normalmente referida como Sopro Congelante, e pode esfriar objetos a temperaturas abaixo de zero e congelar sólido a umidade do ar.
  • Super-Audição: - Pode ouvir sons muito mais baixos, com muito mais detalhes a distâncias muito maiores do que normalmente é possível, incluindo sons em frequências indetectável para seres humanos, tais como apitos para cães. Superman é capaz de mentalmente captar a maior parte destes sons para ouvir normalmente, mesmo em um ambiente ruidoso, e pode se concentrar em coisas específicas, como a voz de uma pessoa ou batimentos cardíacos, mesmo que estejam em outra parte da cidade. Ele pode até mesmo ouvir sons em outros planetas. Como os seres humanos e a maioria dos animais, ele tem a habilidade de automaticamente perceber o seu próprio nome fora do amontoado de várias conversas ouvidas por acaso, fazendo-o adepto de rapidamente responder às chamadas de sofrimento por toda a cidade.
  • Visão Sobre-Humana: - Seus sentidos concedem-lhe a capacidade de ver mais longe e com maior precisão e detalhes do que humanamente possível. Às vezes, inclui a capacidade de ver EM em frequências invisíveis aos seres humanos, tais como transmissões de rádio, luz infravermelha, a aura bioelétrica que envolve todas as coisas vivas, mesmo em escuridão total. Desdobramentos deste poder incluem Visão Telescópica, que lhe permite "em zoom" enxergar objetos ao longe, e às vezes, centenas de quilômetros de distância, e Visão Microscópica, o que lhe permite aplicar zoom em objetos que normalmente seriam muito pequenos para ver, como os em um nível celular ou molecular.
  • Hipnose:- Este poder foi criado para justificar o motivo das pessoas não reconhecerem-no caso use óculos.Este poder permite Superman projetar a imagem que ele quer nos olhos das pessoas com a ajuda de seus óculos que possuem lentes feitas com pedaços de vidros do Planeta Kripton, assim intensificando esse poder 'hipnótico" fazendo as pessoas acreditarem que Clark Kent não é o Superman.

Idade do Superman[editar | editar código-fonte]

A idade do Superman em continuidade é de 33 anos de idade. No entanto, como um kryptoniano, sua natureza alienígena não afeta sua idade, ou seja, se ele ficar com 70 anos ainda vai ter a aparência de 20 anos.

Fraquezas[editar | editar código-fonte]

Apesar de seus incríveis super-poderes, os poderes do Superman vem com quatro falhas notáveis:

  • Kryptonita: Sua fraqueza mais conhecida. Fragmentos radioativos do planeta Krypton criados por fusão durante a explosão que destruiu seu planeta natal. As células do Superman armazenam radiação eletromagnética (como a luz solar) e convertem-na em energia, manifestando-se como seu super-poderes. Quando Superman é exposto a kryptonita (dentro de cerca de 10 pés ou menos de qualquer tamanho ou quantidade), sua alta radiação rapidamente interfere com este processo, causando dor física severa e a perda de seus poderes, embora o chumbo possa ser usado para bloqueá-lo para fora.
  • Sol Vermelho: Natural do sistema planetário de Krypton, o vermelho da radiação solar substitui o alto rendimento de energia solar amarela nas células do Superman, roubando-lhe o combustível para seus poderes. Este processo não tem os sintomas dolorosos, incapacitante da Kryptonita, e essencialmente o deixa com a saúde normal e habilidades de um ser humano em seu tamanho e forma, como fez para toda a população de Krypton durante sua existência. Exposição à luz solar amarela faz com que os seus poderes voltem. Outros que sejam afetados pela radiação solar vermelha, utilizando a sua energia solar amarela antes de ter a chance de recarregar também faz com que Superman perca seus poderes.
  • Magia: Ela varia de escritor para escritor. Embora não seja tanto uma fraqueza real, a invulnerabilidade do Superman não oferece nenhuma proteção contra magia. Como resultado, lançar feitiços sobre Superman afetam-o do mesmo modo que afetariam uma pessoa comum. Isso às vezes vai tão longe como armas encantadas serem capazes de subverter também a sua invulnerabilidade. Geralmente, ele sofre a vulnerabilidade desde que ele é diretamente atacado com magia. Mas existe uma série de exceções, como em Justice League of America (versão 1) # 49, onde Superman enfrenta um ogro. Ataques diretos do Superman não têm efeito sobre o ogro, no entanto Superman é capaz de prejudicar o ogre através da utilização de uma vara.
  • Forças Físicas Maciças: Enquanto Superman é extremamente resistente a mais danos físico, ele não é bastante ou completamente invulnerável e é suscetível a lesões temporárias de forças físicas normalmente entregue a ele por alguns de seus inimigos superpoderosos intergaláticos. Superman tem a capacidade para ganhar energia da luz solar por ser contraproducente;por exemplo, se ele é espancado tão rapidamente que seu corpo não tenha tempo para curar (como aconteceu em sua batalha com Apocalypse). Em alguns exemplos da mídia, ele foi mostrado ter uma vulnerabilidade similar à eletricidade, uma fraqueza explorada por nemeses Conduit e Live Wire.
  • Chumbo: O chumbo é o único material conhecido que não é afetado por sua visão de raio X, isto é, é o único material que sua visão de raio X não consegue transpor, impedindo-o de ver objetos contidos dentro câmaras de chumbo, por exemplo (entretanto, Superman pode partir e esmagar chumbo com facilidade).
  • Kryptonita vermelha: Diferentemente da kryptonita verde, não causa nem um efeito corporal ou dano físico, no entanto parece afetar a mente de um kryptoniano, alterando sua personalidade e seu modo de pensar e raciocinar, ou seja, como o superman é calmo e do bem ele se torna agressivo e mal. Os únicos que tem conhecimento do efeito da kryptonita vermelha sobre os kryptonianos são Batman(Que tem conhecimento do ponto fraco de diversos heróis e vilões caso seja preciso detelos) e Lex Luthor(Que investiga o Superman constantemente para saber como derrota-lo e acabar com sua reputação)
  • "Poder Cósmico": Superman também já se mostrou muito vulnerável a seres com poder cósmicos sendo assim derrotado por alguns em poucos minutos.

Versões Alternativas[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos anos, muitas versões alternativas de Superman tem aparecido, em livros ou prazos de outros Elseworlds. Muitas destas foram séries limitadas e uma tiragem de histórias, de modo que o grau de habilidades do Super-Homem nem sempre é explorado em grande detalhe. A continuidade de Frank Miller para Cavaleiro das Trevas, que inclui The Dark Knight Returns, The Dark Knight Strikes Again, e All-Star Batman e Robin, tem representado os poderes do Super-Homem em uma variedade de maneiras. All-Star Batman e Robin, por exemplo, mostra um Superman mais jovem viajando de Paris para os EUA por meio de correr rápido o suficiente para atravessar a superfície do oceano. The Dark Knight Returns descreve-o como tendo a usual super velocidade, visão de calor, voo, e força. Ele também lhe deu uma nova habilidade: quando ele foi severamente enfraquecido depois de ser pego em uma explosão nuclear, ele foi capaz de restaurar-se, absorvendo a energia fotossintética disponível na vida da planta. O Grant Morrison escreveu Elseworlds livro de All-Star Superman tem um Superman massivamente poderoso, parecido com sua versão da Era de Prata. Superman: Red Son apresenta um Superman um pouco mais poderoso do que sua atual encarnação, como faz o O Reino do Amanhã; série limitada, devido à exposição prolongada à radiação solar (na medida em que ele vai se tornando praticamente invulnerável aos efeitos da kryptonita). Outras séries, como Guerra dos Mundos retratam um Superman com os poderes relativamente limitados das suas aparições originais na [[Era de Ouro dos Quadrinhos.

Cinema e Televisão[editar | editar código-fonte]

Desenhos animados:

Superman Poderes do Super-Homem representados nos desenhos animados do Fleischer Studios foram muito bem como eles eram na época em que apareceu pela primeira vez em 1938 - forte o suficiente para levantar objetos pesados ​​, saltar de um oitavo de uma milha, e correr mais rápido que um trem expresso - com a adição de dois novos poderes que lhe foram introduzidas por volta da época das caricaturas foram feitas:voo e raio- x,a visão raio x foi usada pela primeira vez por Superman em Action Comics #1 abril de 1939 em que foi chamado de " visão de raios-X do Super-Homem. "Algumas das limitações que foram mostrados nos desenhos animados eram de que um aumento na energia de um canhão de energia iria empurrar Superman de volta ao chão, batendo em um meteoro ou cometa iria derrubá-lo um pouco, e bombas de gás lacrimogêneo faria com ele o que ele faz aos seres humanos normais, mas apenas por pouco tempo .

Filmes do Reeve[editar | editar código-fonte]

Em Superman e Superman II: The Richard Donner Cut, a velocidade do Superman foi mostrado como rápido o suficiente para reverter a timestream. Em Superman II e Superman IV: The Quest for Peace, que possuía a capacidade de apagar a memória de Lois Lane (Margot Kidder) do conhecimento de que ele é Clark Kent por apaixonadamente beijando-a. O beijo colocá-la em um estado de transe e quando ela acordou, ela se lembrou de nada, mas me senti desorientado. No entanto, ela permaneceu impávido e estava em um estado sexualmente revigorado. Porque os três vilões kryptonianos do filme tinha a capacidade de disparar raios de suas mãos, Superman, presumivelmente, teria o mesmo poder. Em Superman III, ele foi capaz de criar um diamante a partir do carvão usando super-força e levantando a temperatura de calor com um flash amarelo brilhante de sua mão. Em Superman IV: Em Busca da Paz, ele demonstra a capacidade de reparar estruturas danificadas com um feixe de telecinética de seus olhos, e levitar várias pessoas que caem; ele também mostra uma maior extensão de sua força sobre-humana para desenhar a lua fora de órbita e, em seguida, devolvê-lo ao normal. Em Superman Returns, Superman é demonstrado possuir invulnerabilidade o suficiente para olhar sem pestanejar como uma arma é disparada à queima-roupa em seu olho e receber nenhum dano em tudo. Kryptonite única visivelmente esgota-lo e fisicamente mais vulneráveis, mas devido a voando acima das nuvens e nos raios do sol, ele ganhou força amplificado o suficiente para levantar-base kryptonite sub-continente de Lex Luthor além da atmosfera da Terra e no espaço, apesar da caco Kryptonite em seu corpo e os pilares Kryptonite vindos do continente, embora isso enfraquece-lo severamente e ele cai de volta para a Terra em coma.

Universo DC de filmes.[editar | editar código-fonte]

Em Man of Steel, os poderes do Superman estão em mais um nível hercúlea e ele tem que colocar esforço em levantar plataformas de petróleo , voando e lutando contra outros Kryptonianos , semelhante à reinicialização John Byrne , mas diz-se que também derivam de sua exposição prolongada e adaptação às certos elementos da atmosfera da Terra , bem como dom da Terra No entanto , ao contrário da versão de John Byrne, Superman pode respirar no espaço e subaquática. Como em alguns quadrinhos , ele é descrito como sendo mais poderoso que Zod e outros kryptonianos devido ao seu tempo de vida de exposição ao sol amarelo da Terra, o que lhe permitiu de absorver e metabolizar sua radiação em maior quantidade e com mais eficiência. Isso lhe deu uma vantagem e vitória sobre eles , apesar de suas habilidades de luta superiores e rapidamente adaptar às suas novas habilidades . Os únicos poderes que não aparecem no filme são visão microscópica, sopro congelante e super-respiração.

Romances[editar | editar código-fonte]

No livro de Tom De Haven, It's Superman!, os poderes do Superman foram retratados como diminuídos a níveis semelhantes aos de 1938 e tanto os desenhos do Superman de Fleischer, e completa com a ciência dura.


Referências

Portal A Wikipédia possui o portal: