Poderes e habilidades do Superman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Poderes básicos[editar | editar código-fonte]

A suposta origem dos poderes do Super-Homem é o Sol amarelo da Terra. Em Krypton o astro é vermelho, e essa diferença de freqüência eletromagnética entre ambos os astros faria com que, de alguma forma, as células do corpo de Kal-El fossem "carregadas" como verdadeiras baterias vivas.

A quantidade e nível dos poderes do Homem de Aço tem flutuado consideravelmente em seus mais de 60 anos de existência. Mas em todas as suas versões, sempre foram presentes os seguintes poderes:

  • Super-Força: O Superman possui uma força quase infinita, superior a de qualquer outro super-herói. Sua força no começo também não era tão descomunal, ele só levantava um avião. Conforme diversos artistas foram lidando com o herói, sua força foi aumentando a níveis espetaculares. No pré-Crise, foi estatizado pelo DC Heroes RPG, um RPG oficial aprovado pela DC, que ele tinha força equivalente a 240.000.000.000.000 de toneladas, suficiente para jogar bola de gude com o Monte Evereste. Se muito forçar-se, ele é capaz de retirar um planeta de órbita... Entretanto, no período de John Byrne, a força de Superman foi bem mais reduzida no passado. Fichas de Dc Heroes deste período afirmam que a força dele era equivalente a 800.000 toneladas. Atualmente, Superman pode mover montanhas e planetas inteiros e tirá-los de órbita.
  • Super-Velocidade: Isto inclui não só mover-se depressa, mas enxergar o mundo como estivesse em camera lenta, podendo enxergar a trajetória de balas e objetos muito rápidos e pegalos com as mãos. No pré-Crise, ele tinha velocidade suficiente para rivalizar com The Flash (Barry Allen). Na fase de John Byrne, o Flash Barry Allen, que havia morrido, realmente era o homem mais veloz do mundo; Superman só chegava a alguns Machs e rivalizava com Wally West, que depois de Crise temporariamente teve seu poder reduzido. Atualmente, sua supervelocidade, correndo, é quase igual ao de The Flash/Wally West, mas voando é praticamente igual; sabendo-se que ambos podem alcançar e ultrapassar atualmente a velocidade da luz.
  • Invulnerabilidade: O Superman é invulnerável a tudo, exceto a kryptonita. No fim dos anos 1930, sua invulnerabilidade tinha níveis mais baixos. Era dito: "Nada mais poderoso que uma bala de canhão pode atravessar sua pele invulnerável". Ora, dois anos depois, na Segunda Guerra, ele já peitava balas de canhão. Ao fim da guerra, podia sobreviver a uma detonação nuclear. A pele de Superman é resistente o bastante para suportar armas nucleares sem dano algum. A explicação de John Byrne é que a energia solar estocada em seu corpo produz uma aura que protege seu corpo, bem como objetos e roupas ajustadas. Deste modo, o uniforme do Super é atualmente feito com tecido de Lycra, que ao entrar em contato com a pele do Superman, torna-se extremamente resistente. O mesmo não se pode dizer sobre a capa, que pode rasgar. Durante a mini-série Lendas, foi mostrado que esta aura também podia diminuir sujeira que se empregnasse no corpo do herói, mas nunca mais se falou sobre isso. Sua resistência também é tal que ele pode permanescer dias sem precisar de água, comida ou descanso.

Poderes através das encarnações do herói[editar | editar código-fonte]

São eles:

  • Visão de raio-x: pode enxergar através de pessoas e de objetos sólidos. Com esse poder Superman pode ver as imagens nitidamente ou em forma de raio-x, podendo com esse último enxergar fraturas em pessoas, por exemplo. Segundo John Byrne, na verdade este poder não é baseado em raio x de verdade. Ele combina sua visão telescópica e microscópica e sua visão consegue atravessar as partículas essenciais da matéria. Esta explicação, porém, cai por terra algumas vezes, uma vez que o herói não pode ver através do chumbo. Num episódio do desenho de Superman de 1987 (Ruby Spears), os raios X emanados por sua visão ativavam o crescimento dum certo tipo de aliens. Nos quadrinhos, no entanto, dois capangas de O Coringa já foram enganados por pensar que a visão de Superman é baseada em raio X, quando negativos de fotos que levavam consigo dentro duma construção não foram alterados pela visão do herói (Mini-série Os Melhores do Mundo).
  • Visão telescópica: pode enxergar o que ocorre a grandes distâncias.
  • Visão térmica: permite ver padrões de calor. Superman pode ver o espectro eletromagnético, o que inclui o infravermelho e o ultra-violeta, permitindo-lhe enxergar durante a noite. Isto permite seguir rastros de calor residuais.
  • Visão de calor: Não é realmente uma visão, mas um poder ofensivo: o herói consegue emanar feixes de luz pelas retinas que aquecem materiais resistentes a ponto de derretê-los.
  • Visão Microscópica: o herói pode enxergar coisas extremamente pequenas e que não podem ser vistas a olho nu. Ele pode associar a Visão microscópica a Visão Telescópica, e poder enxergar objetos muito pequenos a grandes distâncias. Certa vez, Químio conseguiu transformar-se em um Superman gigante. Superman observou ao longe associando visões telescópica e microscópica que Químio havia copiado quimicamente as células mortas do corpo do herói (sim, pois todos nós perdemos várias células ao longo do dia, até Superman). O Homem de Aço calculou então que poderia detê-lo por isolá-lo da luz do sol, uma vez que Químio não conseguia armazenar a energia do sol, somente usa-la diretamente, ao contrário do kryptoniano.
  • Super-audição: permite ouvir sons a quilometros de distância, consegue distinguir a origem exata de um som, e ouvir sons que não são audíveis por seres humanos (como ondas de radar e apitos para cão). Em algumas histórias é dito que ele poderia ouvir o rastejar de uma centopéia no gramado da Casa Branca estando de Metropólis, mas tais histórias tendem ao exagero.
  • Super-folêgo: Superman já provou por várias vezes conseguir manter seu fôlego por várias horas a fim de viajar no vácuo do espaço e embaixo d'água.
  • Vôo: No começo, ele não voava, apenas dava pulos mais altos que um arranha-céu mas logo tornou-se capaz de desafiar a gravidade e literalmente voar. No pré-Crise, ele podia voar tão rápido que poderia cruzar as distâncias entre galáxias, e até mesmo quebrar a barreira do tempo e das dimensões. Superman podia voar em volta da Terra a ponto de fazer o planeta girar ao contrário e voltar no tempo, como foi mostrado em Superman - O Filme. Atualmente, ele atinge e ultrapassa a velocidade da luz, mas não pode mais cruzar tempo/dimensões.
  • Super sopro: por usar os poderosos pulmões, ele consegue soprar ar em velocidades que parecem um efeito especial do filme "Twister".
  • Resistência a venenos e radiação: devido a fisiologia kryptoniana, Superman pode resistir aos efeitos de praticamente todos os venenos conhecidos e radiações, exceto a radiação de kryptonita.
  • Regeneração: este poder foi mostrado num episódio da série Lois e Clark, onde Superman, após ter sido extraída uma bala de kryptonita de seu corpo, cicatriza o ferimento na hora. Este mesmo fato acontece na série Smallville e quem retira a bala de kryptonita são seus pais (Marta e Jonathan), ocorre ai a mesma coisa, seu peito direito se regenera na mesma hora. Com isso podemos concluir que talvez esse poder não tenha sido banido do super-herói, pois ele é usado somente quando o super é ferido com kryptonita e alguém a tira de perto dele. Em uma revista especial de Frank Miller(O cavaleiro das trevas), Superman é atingido por uma bomba nuclear e emerge da explosão com um aspecto cadavérico, mas conforme voa em direção ao sol ele se regenera.
  • Super inteligência: no Pré-Crise, Kal-El era um talentoso inventor, assim como seu verdadeiro pai, Jor-El, e havia criado os Super-Robôs, o Supermóvel, a liga metálica Supermanium, o Supercomputador , entre outros. Lembro bem do encontro de Superman e Homem-Aranha; o Aranha havia descoberto dados sobre a localização dum fenomeno, em forma de coordenadas de meridianos (como fazem os navegadores e aviadores). Aranha: Isso é África, não? Superman: Sim, mais precisamente, o Monte Kilimanjaro!
  • Memória Eidética: Superman pode armazenar e processar vastas quantidades de informação em sua mente kryptoniana. Ele pode falar praticamente todas as línguas da Terra, devido as suas peregrinações e missões de salvamento através do mundo. Certa vez, quando Supermoça havia sido repelida no espaço além do alcance de sua visão, ele usou a Supermemória para calcular a trajetória da prima. No já citado episódio em que ele encontra Homem-Aranha, ele consegue montar um computador peça por peça depois que este explodiu, baseando-se somente no que lembrava ao te-lo visto com Visão Raio-X.
  • Sopro congelante: capaz de congelar seres e objetos meramente com um sopro.
  • Suspensão dos sentidos: já foi demonstrado duas vezes que Superman pode temporariamente suspender as batidas de seu coração e outras funções vitais, parecendo morto. A primeira vez foi na década de 40, em que o herói fingiu-se de morto, e o bandido, certificando-se que seu coração não batia mais, revelou segredos importantes. Numa das últimas Super-Homem em formatinho da Abril, o herói revelou que aprendera a habilidade com monges do Tibete, e a usou para ludibriar um vilão que o chantageava a se matar para que este não matasse reféns.
  • Imortalidade: É debatido se ele tem o poder. Já foi visto em diversas revistas que a medida que Superman absorve energia do sol, esta vai retardando seu envelhecimento. Então, em DC 1 Milhão, ele ainda está vivo no séc. 853. Na história pré-Crise, "O Superman imortal", o herói, com milênios de existência, lamenta que agora todos os seus amigos estavam mortos e ele só tinha como consolo fazer esculturas deles, usando sua supermemória para lembrar das feições. Entretanto, na história O Reino do Amanhã, que se passa 20 anos a frente do presente, o Superman está mais poderoso, mas envelhecido. E já foi mostrado que Superman da Terra 2 envelhece segundo os padrões humanos.

Poderes banidos[editar | editar código-fonte]

Estes poderes só foram usados na versão Pré-Crise do herói, ou em filmes isolados, e a versão dos quadrinhos (considerada pelos fãs como a ´´oficial´´) não as possui mais ou nunca possuiu.

  • Raio psicocinético: Esse poder consiste em emanar raios de luz pelas mãos que são capazes de ferir ou levantar pessoas e objetos. Esse estranho poder aparece em Superman II onde Zod ergue um homem do chão apenas apontando o dedo. E no final do filme os três supercriminosos usam o poder contra Superman que se defende com a mão e repele (e uma vez que todos eram kryptonianos, podemos admitir que Superman também tivesse o poder, mas não usou. Aparentemente, só existe na continuidade do filme.
  • Imagens múltiplas: Superman usou este poder no filme Superman II. Não se sabe ao certo se este era realmente um poder dele ou se ele usou algum dispositivo na Fortaleza da Solidão (a segunda opção parece mais viável, mas super-velocidade aqui também é uma boa opção). Ele criou imagens múltiplas de si mesmo a fim de confundir os 3 supercriminosos.
  • Raio reestruturador da matéria: Superman usou este poder no filme Superman IV Em Busca da Paz. Quando Homem-Nuclear destruiu a Muralha da China, Superman emitiu um raio ótico que reconstruiu toda parte destruída. Aparentemente, só existe na continuidade do filme.
  • Multiplicidade: este poder foi mostrado num episódio da série de Superman dos anos 50, com George Reeves como ator. Superman pôde criar uma cópia de si mesmo, mas cada cópia ficava com metade dos poderes: uma tinha vôo, outra tinha a superforça...... Aparentemente, só existiu na continuidade da série.
  • Super-Ventriloquismo: Superman só tinha este poder nos quadrinhos Pré-Crise: ele podia projetar sua voz a grandes distâncias. Certa vez, quando ele trabalhava no jornal televisivo SGT Notícias, ele hipnotizou Steve Lombardi a fim de que este pensasse ser Clark Kent, e também disfarçou-o de Clark. Depois ele partiu para uma luta com Solomon Grundy, ao mesmo tempo em que usava Superventriloquismo para falar as notícias enquanto lutava, de modo que sua voz fosse projetada no estúdio e fosse transmitida em cadeia nacional.
  • Hipnotismo: No Pré-Crise, os óculos de Superman tinham propriedades hipnóticas. As pessoas que o vissem de óculos enxergavam uma pessoa bem mais acabada que ele como Superman. A ilusão também aparecia em fotos e filmagens. Esta era a explicação pré-Crise para o fato dele poder se disfarçar com um mero par de óculos, a resposta era: Não eram um mero par de óculos! Na verdade, Clark teria, ainda na adolescência, confeccionado lentes com vidros Kryptonianos (indestrutíveis), retirados da espaçonave que o trouxe à Terra, pois em determinado momento de sua vida, quando precisou usar a visão de calor, usando óculos comuns, estes derreteram.

Superman da Era de Ouro[editar | editar código-fonte]

  1. redirecionamento Predefinição:Principal

Como apresentado nas histórias em quadrinhos da década de 30, os poderes do Superman eram inatos de todos Kryptonianos, mas bem mais reduzidos se comparados as versões modernas (de outro modo, todos os kryptonianos teriam sobrevivido a destruição de Krypton). Na história de sua origem, Kryptonianos são mostrados usando os mesmos poderes que Superman teria na Terra. Depois, o tamanho e a gravidade de Krypton são dados como explicação para os poderes do personagem.Quando introduzido nos anos 30, Superman tinha os seguintes poderes e limitações:

  • Super-força: O personagem era descrito como tendo a habilidade de mover grandes veículos, incluindo carros, trens e navios.
  • Habilidade de saltar: Como originalmente concebido, Superman pode saltar um oitavo de milha ou sobre um edifício alto.
  • Super-velocidade: Superman poderia correr mais rápido que um projétil de arma em movimento.
  • Invulnerabilidade: A pele do Superman não poderia ser perfurada por nada menor que uma granada de artilharia grande.

Superman da Era de Prata (Pré-Crise)[editar | editar código-fonte]

  1. redirecionamento Predefinição:Principal

Os poderes do Superman foram aumentados e adcionados desde a década de 40 até meados dos anos 80. Seus poderes são explicados como resultado de dois fatores: a gravidade comparativamente fraca da Terra, e a intensidade do nosso sol amarelo. Sendo assim, os poderes do Superman não existiriam se ele tivesse sido enviado a um ambiente similar a Krypton, ou se fosse exposto a um sol vermelho. Nas histórias da Era de Prata, seus poderes e limitações são instantaneamente possuídos por qualquer Kryptoniano exposto a Terra, ou condições similares a Terra. Indivíduos do planeta Daxam, como Mon-El, possuim poderes idênticos, mas são invulneráveis a Kryptonita e altamente suscetíveis a envenenamento por Chumbo.

  • Super-força: A força do Superman foi aumentada a ponto que ele pode mover planetas inteiros
  • Vôo: O personagem ganhou o poder de verdadeiramente voar.
  • Super-velocidade: A velocidade do Superman aumentou a ponto em que ele pode viajar tão rápido quanto a luz. Diversas histórias descrevem-no atravessando grandes distâncias pelo espaço. Ele pode também usuar seu poder para viajar pelo tempo, como mostrado eu suas visitas ao século 30 como membro da Legião dos Super-heróis. Superman pode também nadar a velocidades próximas a velocidade de nado do Aquaman e correr em velocidade similar a do Flash.
  • Invulnerabilidade: Nos anos 70, Superman conseguia sobreviver a uma explosão atômica e voar até o núcleo de uma estrela. Ele era também imune a doenças não-Kryptonianas e todas radiações exceto as do Sol vermelho ou kryptonita.
  • Visão: Em adição à visão de Raio-X e a visão de calor, Superman também recebe visão telescópica e microscópica. O personagem pode ver através de distâncias interestelares e observar eventos que ocorreram em um nível microscópico ou atômico. Ele pode ver todo espectro eletromagnético incluindo infra-vermelho e ultravioleta.
  • Audição: Superman podia ouvir sons a qualquer frequência e a grandes distâncias.
  • Super sopro: O sopro do Superman era capaz de congelar objetos e gerar ventos com força de furacões. Ele também podia manter sua respiração indefinidamente, permitindo ele viajar sob a água ou espaço sem aparatos de respiração
  • Poderes mentais: Superman possuia inteligência a nível de gênio e uma memória eidética. Essas capacidades mentais elevadas eram resultado direto de sua exposição ao sol amarelo, como evidenciado pela descrição de seu super-cão, Krypto. Enquanto sob um sol amarelo, a inteligência de Krypto era aumentada para a de um humano comum.
  • Super Ventriloquismo: Superman podia mandar sua voz para distâncias bem distantes. Este poder era usado para confundir inimigos ou proteger sua identidade secreta enganando outros fazendo-os acreditar que ele (ou Clark Kent) estavam em diferentes lugares.
  • Super Hipnotismo: Este poder permitia Superman a hipnotizar qualquer um. Ele podia fazer pesosas esquecerem incidentes ou obedecer comandos. este poder era também usada para resguardar sua identidade.
  • Stamina: Superman podia sobreviver indefinidamente sem comida, água, ou descanso enquanto a radiação do sol amarelo lhe servia de sustento.
  • Fator de cura: Superman podia regenerar dano físico ao seu corpo a uma taxa acelerada.
  • Outros poderes: Escritores de Superman podiam ocasionalmente experimentar novos poderes para o personagem. Em geral, as habilidades que provaram-se populares e úteis ao personagem tornaram-se parte de seu repertório regular, enquanto outras foram sendo descartadas. Em adição a seus outros super sentidos, Superman tinha ocasionalmente mostradas seus sentidos de toque e olfato altamente incrementados.

Pós-Crise[editar | editar código-fonte]

  1. redirecionamento Predefinição:Principal

Quando o Superman foi revisado por John Byrne logo após Crise nas Terras Infinitas, foi decidido estabelecer restrições a suas habilidades. Foi estabelecido isto para facilitar o trabalho dos escritores de criar desafios interessantes ao herói, e para elimitar ou reduzir aqueles poderes que tinham se tornado muito sensacionais ou inacreditáveis para o público moderno. A ênfase foi dada na energia do sol amarelo como fonte dos poderes do personagem. A história da origem do Superman foi alterada para que seus poderes desnvolvessem-se gradualmente conforme seu corpo absorvia a energia do sol amarelo, e histórias como A Noite Final mostravam o personagem perdendo gradualmente seus poderes quando privado da energia solar. Quando as reservas de energia solar do Superman esgotavam-se, como em Crise Infinita ou A morte do Superman, ele requeria um período extra sob a luz solar, ou algum tipo de equipamento solar artificial para recuperar suas habilidades.tem se visto o superman usando um traje chamado de "solar suit" em casos de extrema nessecidade, um exemplo de uso é no filme animado doomsday de 2007, onde para enfrentar seu clone ele usa o trage preto e pratiado, que aumenta os poderes dele.

Redução do poder A força do Superman foi reduzida ao ponto em que ele ainda podia mover tremendas quantidades, mas o personagem estava distante de ter a habilidade de mover planetas. Sua velocidade também foi reduzida, então ele não podia ultrapassar a velocidade da luz. Enquanto mantinha a capacidade de sobreviver a uma explosão nuclear, outros eventos podiam enfraquecê-lo severamente. Poderes de visão, resistência e respiração foram reduzidos de modo parecido, e o personagem também mostrava necessitar de máscaras de oxigênio para viagens prolongadas no espaço ou submarinas. Sua habilidade mental foi também encurtada ao ponto em que humanos inteligentes, como Lex Luthor ou Batman, podem possivelmente superá-lo. O poder de ventriloquismo e hipnotismo nunca foram usados neste período, mesmo que nunca foi estabelecido que eles tenham sido eliminados.

Telecinésia tátil Uma tentativa de tentar explicar a habilidade de vôo do Superman com muitos objetos foi a introdução da telecinésia tátil. Objetos que o Superman tocasse eram envolvidos por um campo telecinético invisível que permitia ele a movê-los com a sua força de vontade. A habilidade também explica a habilidade vôo do Superman. Este poder foi o único originalmente duplicado no clone Superboy, permitindo-lhe emular a força, velocidade e capacidade de vôo, mas não seus poderes sensoriais. Com o tempo, Superboy ou Kon-El como ele veio a ser conhecido, iriam eventualmente desenvolver o mesmo tipo de poderes que o original.

Era Moderna[editar | editar código-fonte]

Depois da saída de John Byrne, poderes e habilidades do Superman foram mais uma vez aumentados como o tempo. Ele readquiriu a habilidade de viajar distâncias interestelares e manter sua respiração durante o tempo requirido para fazer estas jornadas. Sua força, velocidade e habilidades sensoriais foram novamente aumentadas, mas não a níveis pré-Crise.

A fraqueza comparativa do Superman para sua encarnação pré-Crise foi definitivamente mostrada durante Crise Infinita. O Superboy Primordial, com aproximadamente o mesmo nível de poder do Superman da Era de Prata, foi capaz de derrotar um grande número de Heróis, incluindo os Jovens Titãs e Tropa dos Lanternas Verdes. O Superman da Era Moderna e sua contraparte da Terra 2 só conseguiram derrotar o Superboy Primordial depois de expô-lo ao Sol vermelho de Krypton, reduzindo assim seus poderes.

O Superman também adquiriu um novo poder, o "Super Flare"(Super Clarão), onde ele libera toda a energia solar do seu corpo em uma imensa explosão destrutiva. Como resultado, ele fica sem poderes por 24 horas.

Fraquezas[editar | editar código-fonte]

Apesar da sua grande gama de poderes, o Superman já demonstrou fraquezas em várias situações.

  1. kriptonita, é, sem dúvida, a mais conhecida fraqueza dele. É tão famosa que, atualmente, a palavra kriptonita é usada como sinônimo de fraqueza, assim como a expressão "calcanhar de Aquiles". Seu sangue pode ser afectado pela alta carga negativa dos íons do núcleo de Krypton, que foi exatamente a radiação responsável pela destruição do planeta. Os fragmentos radioactivos do planeta, composto pelo mineral chamado kryptonita, foram lançados ao espaço pela explosão. Geralmente, aparece sob a forma de cristal verde, mas existem também variedades de outras cores, como a vermelha e a preta, que têm propriedades diferentes.
  2. Assim como o sol amarelo concede os poderes ao Homem-de-Aço, o sol vermelho os retira.
  3. Uma vez que a prática da magia era rara em Krypton, os poderes da maioria dos kryptonianos não funcionariam contra magia (eles não podem usar visão de raio-x para ver através dum muro feito com magia, nem sua invulnerabilidade funciona contra os raios de um mago).

No livro de Tom De Haven, It's Superman!, os poderes do Superman foram retratados como diminuídos a níveis semelhantes aos de 1938 e tanto os desenhos do Superman de Fleischer, e completa com a ciência dura.


Referências

Portal A Wikipédia possui o portal: