Podocnemis unifilis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaPodocnemis unifilis
DSC02933 Tracajá.JPG

Estado de conservação
Status iucn2.3 VU pt.svg
Vulnerável (IUCN 2.3) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Podocnemididae
Género: Podocnemis
Espécie: P. unifilis
Nome binomial
Podocnemis unifilis
Troschel, 1848

Podocnemis unifilis é uma espécie de quelônio dulcícola de tom negro azulado com manchas amarelas. Popularmente chamado de tracajá'. Vive em muitas bacias hidrográficas do norte da América do Sul, entre elas a do Orinoco (Venezuela) e do Amazonas. Habita as margens de rios, lagos, lagoas e florestas inundadas da Venezuela, Guianas e todo o norte do Brasil, além de Colômbia, Peru, Equador e Bolívia. Essa espécie de tartaruga amazônica tem a carne muito apreciada ao molho e acompanhada com farofa do miúdo assada na própria casca e também seus ovos são muito degustados em gemadas. Muito apreciada no norte do país, é o prato chefe de muitos restaurantes. Possui peso variando de 9 a 12 kg e tem sua carapaça no formato convexo e ovalado.

Referências

  1. Tortoise & Freshwater Turtle Specialist Group (1996). Podocnemis unifilis (em Inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2014 Versão 1. Página visitada em 15 de julho de 2014.
Ícone de esboço Este sobre tartarugas, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.