Pokébola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Poké Bola é um compartimento em forma esférica criado para armazenar Pokémon.

Acredita-se que as Pokébolas foram criadas na região de Johto, onde Pokébolas feitas de Apricorns (frutos característicos da região) foram desenvolvidas. A partir daí, sua produção em massa se deu por grandes empresas como a Silph Co. e a Corporação Devon. As pokébolas de Apricorn ainda são utilizadas pela região de Johto, sendo que as mesmas tem condições muito específicas de captura e os mais diversos designs.

Sem dúvida alguma, as Poké Balls (Poké Bola em português) são os itens mais importantes de qualquer RPG de Pokémon. Este item caracteriza a série, pois armazena um Pokémon em uma pequena e leve esfera, permitindo que o Pokémon seja guardado em um bolso (daí o nome Pocket Monsters - Monstros de Bolso, em português - , ou Pokémon). As Poké Bolas foram criadas para facilitar a locomoção dos Treinadores e Pokémon nas viagens. Ela é feita especialmente para guardar o Pokémon em um pequeno espaço. Para se tornar um verdadeiro treinador de Pokémon, é preciso conhecer todas as Poké Bolas existentes. Para encontrar este item, basta ir até um Poké Mart de qualquer cidade.

Mecanismos[editar | editar código-fonte]

A técnologia presente nas pokébolas evoluiu com o avanço de séculos, sendo que muito pouco se sabe sobre Pokébolas do passado. A Pokébola pode aumentar seu tamanho até o máximo, tornando mais fácil de ser atirada, ou diminuir-se, facilitando seu armazenamento e transporte. Se uma Pokébola for jogada em um Pokémon e ele desviar ou sair da mesma, seu mecanismo será destruído (jogo) ou ela será retornada ao seu treinador sem avarias (animê). É mostrado no animê que Pokémon não podem ser capturados enquanto tiverem os mesmos tiverem outro treinador.

Para uma captura mais fácil, é aconselhado o enfraquecimento do Pokémon com uma batalha e/ou o uso de Pokébolas melhores que a Pokébola tradicional. É dito pelo membro da Elite dos Quatro, Lucian, que elas propiciam ao Pokémon um ambiente amigável, confortável e acolhedor, principalmente aos enfraquecidos.

Pokébolas podem ser quebradas e danificadas, o que liberta o Pokémon de sua condição quanto ao seu treinador. No mangá, foi dito que até a Pokébola ser consertada, o Pokémon não pode ser utilizado em batalha, como acontecido durante a batalha entre Red e Giovanni. Como visto no animê, alguns Pokémon não gostam de permanecerem na Pokébola, assim como outros demonstram a habilidade de saírem de suas Pokébolas voluntariamente, o que mostra que os mesmos possuem consciência dentro do utensílio. Pokémons também tem demonstrado a habilidade de praticar ordens dadas antes de saírem da Pokébola.

A ferramenta também tem comunicação com a Pokédex, e assim que forem capturados, a Pokédex insere os dados do Pokémon e da captura em seu banco de dados. É citado também no filme Pokémon: Alma Gêmea, que há outras ligações sem fio presentes na Pokébola ao citar que "Os sistemas de Gestão de Pokébola já não estão funcionando sem energia", mecanismo que até então nunca tinha sido citado.

Tanto no animê como no jogo, Pokébolas mostram-se podendo ser decoradas com o uso combinado de Capsulas de Pokébola e selos, possibilitando com a liberação de Pokémon efeitos de luzes diversos, como flores, estrelas, raios e etc. Tal decoração no animê mostrou-se importante para a participação em concursos.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Poké Bolas Introduzidas na 1ª Geração (Kanto)[editar | editar código-fonte]

Poké Ball ou Poké Bola: São as Pokébolas comuns e baratas. Encontradas em qualquer Pokémart (Gerações I-IV) ou Centro Pokémon (Gerações V-VI), tem taxa de captura normal (1x) e são dadas ao treinador no início de sua jornada. Tal como outras pokébolas, podem ser encontradas na grama como itens escondidos, estando presente na maioria das vezes que se trata de uma Pokébola.

Great Ball ou Bola Ótima: Tem um nível de captura maior do que uma Poké Bola normal (1.5x).

Ultra Ball ou Ultra Bola: É uma pokébola mais custosa e que tem o dobro da taxa de captura da Pokébola normal com 2x.

Master Ball ou Bola Mestra: Captura qualquer Pokémon de qualquer nível com nenhuma dificuldade. A Master Ball tem 100% de acerto (mais informações abaixo)

Safari Ball ou Poké Bola Safari: Usada para Captura exclusivamente dentro do Safari Zone. Foi usada pelo Ash para capturar seus 30 Tauros. É dito que anteriormente qualquer Pokébola podia ser utilizada dentro da Safari Zone, mas esta Pokébola foi criada para controlar a captura e não prejudicar os Pokémon.

Poké Bolas Introduzidas na 2ª Geração (Johto)[editar | editar código-fonte]

GS Ball ou Poké Bola GS: Uma Poké Bola misteriosa que apareceu no mangá, no animê e na versão Japonesa de Pokémon Crystal. GS significa Gold & Silver, os jogos da geração de Johto. A Pokébola podia ser obtida no jogo com o uso do Pokémon Mobile System GB, e a ganhando como um item de evento, que podia ser levado ao santuário da Floresta Ilex onde um Celebi Selvagem apareceria. Na versão americana isso não acontece, o que torna o item inutilizável ou em certos casos, não obtenível.

Fast Ball ou Bola Ligeira: É feita a partir do Wht Apricorn e é utilizada para capturar Pokémon que gostam de fugir durante as batalhas. No animê, o velho Kurt dá uma ao Brock, que a usa para capturar um Pineco.

Heavy Ball ou Bola Pesada: É feita a partir do Blk Apricorn e é utilizada para capturar Pokémon pesados como Snorlax, Wailord. As chances de captura variam entre -20x e +40x dependendo do peso do Pokémon adversário. Taxa de captura de 4x ao ser usada em Grimer, Magnemite e Tangela nos jogos da segunda geração, nos remakes a exigência é uma velocidade de pelo menos 100 adversária.

Lure Ball ou Bola Aqua: É feita a partir do "Blu Apricorn" e é utilizada para capturar Pokémon do tipo Water (Água). No animê, Kurt dá uma para Ash, que captura um Totodile, e outra para Misty, que captura um Corsola. Possui 3x de taxa de captura para Pokémon encontrados durante a pesca, caso contrário 1x.

Moon Ball ou Bola da Lua: É feita a partir do Ylw Apricorn e é utilizada para capturar Pokémon que evoluem com a Moon Stone (Pedra da Lua) e suas pré-evoluções. São eles: Cleffa, Clefairy, Igglybuff, Jigglypuff, Nidoran, Nidorino, Nidorina e Skitty. A taxa de captura sob as condições exigidas pela bola é de 4x, caso contrário 1x. Porém, devido à um Bug dos jogos da segunda geração, isso não funciona, apenas no remake com os jogos HeartGold e SoulSilver.

Level Ball ou Bola Nível: É feita a partir do Red Apricorn e é utilizada para capturar Pokémon de nível mais baixo que o Pokémon do usuário. A taxa de captura é de 1x para o mesmo nível, 2x para maior que o do adversário mas menos que o dobro, 4x para o dobro ou mais quanto ao adversário, e 8x para o quadrúplo ou mais quanto ao nível do adversário.

Love Ball ou Bola do Amor: É feita a partir do Pnk Apricorn e é utilizada para capturar Pokémon do sexo oposto e da mesma espécie do utilizado durante a batalha. Durante os jogos da segunda geração, a taxa de captura é de 8x se usada em Pokémon da mesma espécie e do mesmo gênero. Isso é consertado em HeartGold e SoulSilver onde exige mesma espécie e gêneros opostos.

Friend Ball ou Bola do Amigo: É feita a partir do Grn Apricorn e é utilizada para capturar um Pokémon e aumentar o grau de amizade com ele instantaneamente para 200. Sua taxa de captura é normal.

Sport Ball ou Bola Esporte: É usada para capturar Pokémon no Bug Catching-Contest. Funciona como a Great Ball.

Poké Bolas Introduzidas na 3ª Geração (Hoenn)[editar | editar código-fonte]

Dive Ball: Utilizada para a captura de Pokémon encontrados no fundo do mar. É melhor usada sob a água. Sob essas condições a taxa de captura é de 3.5x

Timer Ball: A chance de captura aumenta conforme se passam os turnos de batalha, até um máximo de 4x.

Repeat Ball: Tem mais chance de capturar um Pokémon que você já tenha capturado (3x).

Premier Ball: Quando você compra 10 Poké Bolas, você ganha uma Premier Ball de brinde. Tem as mesmas chances de captura de uma Poké Bola comum. O que muda é seu exterior que é todo em branco.

Net Ball: Aumenta a chance de Captura para Pokemon do Tipo Bug (Inseto) ou Water (Água) (3x).

Nest Ball: A Nest Ball funciona melhor em Pokémon de níveis baixos. Variando entre 1x e 4x dependendo da geração e do nível do Pokémon.

Luxury Ball: Quando você captura um Pokémon com esta Poké Bola, ele automaticamente fica mais feliz.

Poké Bolas Introduzidas na 4ª Geração (Sinnoh)[editar | editar código-fonte]

Quick Ball: Usada para capturas rápidas, 5x ou 4x de chances de captura no primeiro turno. Depois disso se comporta como uma Pokébola normal.

Dusk Ball: Aumenta a chance de captura em lugares escuros como cavernas, e no período da noite (3.5x).

Cherish Ball: Esta Poké Bola é vermelha por completo. Ela vem junto com Pokémon obtidos em evento.

Heal Ball: Recupera completamente o Pokémon recém capturado, juntamente com o seu status e PP. Taxa de captura normal.

Park Ball (Johto): Uma Poké Bola usada pelo National Park para a captura de Pokémon do Concurso de Captura de Insetos. É totalmente diferente da Park Ball utilizada pelo Pal Park de Sinnoh.

Park Ball (Sinnoh): Diferente da Park Ball de Johto, a Park Ball de Sinnoh é usada apenas para captura no Pal Park, sem chance de falhas como a Master Ball.

Poké Bolas Introduzidas na 5ª Geração (Unova)[editar | editar código-fonte]

Dream Ball: É usada para capturar Pokémon na Entree Forest. É infalível como a Park Ball e a Master Ball.

Poké Bolas Introduzidas na 6ª Geração (Kalos)[editar | editar código-fonte]

Esta geração não introduziu nenhuma nova Poké Bola.

Master Ball[editar | editar código-fonte]

A Master Ball é a mais poderosa de todas as Poké Bolas. Ela não permite que o Pokémon escape, mesmo se este estiver em perfeitas condições de luta. Ela é muito cobiçada, sendo que é obtida apenas com eventos exclusivos do jogo ou ainda dependendo da sorte, o que a torna ainda mais rara. Sob essas condições, ela não pode ser encontrada em lojas e tampoco ser vendida. Estar sob a posse de uma mostra-se então como um item de grande apreço e muito procurado, por sua raridade e utilidade.

Como encontrar[editar | editar código-fonte]

  • Nas versões Blue,Red, Yellow, Green, Fire Red e Leaf Green você ganha uma Master Ball com o presidente da Silph Company após ter a derrotado a Equipe Rocket na Cidade de Saffron.
  • Nas versões Gold,Silver, Crystal, Heart Gold e Soul Silver você a recebe após vencer a Liga Johto com o professor Elm em New Bark Town e, embora as chances sejam bem pequenas, no sorteio da Rádio Goldenrod.
  • Nas versões Ruby, Sapphire, Emerald, Omega Ruby e Alpha Sapphire você a consegue na base da Team Magma (Ruby e Omega Ruby)/Team Aqua (Sapphire, Alpha Sapphire e Emerald). Se, por acaso, você não tenha a pegado na base ou a esqueceu, é possível adquirí-la no sorteio do supermercado de Lilicove, embora as chances sejam poucas. Em OR/AS é possível adquiri-las por Loteria e também nas Secret Bases.
  • Nas versões Diamond, Pearl e Platinum a Master Ball é lhe dada pelo líder da Team Galatic após tê-lo derrotado na base de Veilstone City e, embora as chances sejam mínimas, no sorteio da Jublilife TV.
  • Nas versões Black e White É adiquirida pela Professora Juniper, sendo também possivel adiquiri-la com um homem em Castelia city que vê todos os diferentes OT number.
  • Nas versões Black 2 e White 2 você ganha pela Professora Juniper em Mistralton City. Por Colress na primeira revanche no Plasma Frigate e na Loteria da Join Avenue.
  • Nas versões X e Y você a encontra na Poké Ball Factory após salvar o diretor da fabrica. Também é obtível através do Poké Miliage Club e da Loto-ID center.

Trivia[editar | editar código-fonte]

  • Nos jogos, o líder de Ginásio Drayden cita através do Memory Link que as Pokébolas não existiam em sua infância, provávelmente se referindo às Pokébolas feitas em larga escala. No animê, pokébolas foram encontradas no navio fantasma durante o episódio Fantasmas camaradas, o que implica que elas foram feitas pela primeira vez há pelo menos trezentos anos.
  • Em alguns episódios do animê como O Grande Claydol que Pokébolas normais tem dificuldade em capturar Pokémon pesados e sob outras circunstâncias. Para tal, foram construídas pokébolas gigantes que desapareceram com as eras. Seu uso foi substituído atualmente pelas Heavy Balls.
  • A partir da Geração IV, os Pokémon rachados de ovos tem a mesma Pokébola que a mãe, antes disso a Pokébola era sempre normal.
  • O nome original da Ultra Ball é Hyper Ball. Isso pode ser visto com a letra H estilizada na parte superior da esfera.
  • No animê, durante o episódio Whiscash e Ash, um Whiscash selvagem engole uma Master Ball e não é capturado.