Política da Jamaica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jamaica
Coat of Arms of Jamaica.svg

Este artigo é parte da série:
Política e governo da
Jamaica










Outros países · Atlas

A Jamaica é uma monarquia parlamentarista e o chefe de estado é o monarca, actualmente a Rainha Elizabeth II. O monarca na Jamaica é o Governador-Geral, que tem como papel a aprovação de leis e outras funções do estado. Em grande medida, o monarca (através do seu representante, o Governador-Geral), é uma figura cerimonial e o pouco poder real que tem está reservado para tempos de crise. O sentimento republicano tem crescido na Jamaica em anos recentes, e é provável que a monarquia seja abolida.

O parlamento jamaicano divide-se em duas câmaras: a câmara dos representantes (house of representatives) e o senado. Os membros da câmara são eleitos directamente, e o líder do partido maioritário na câmara torna-se primeiro-ministro. O senado é nomeado pelo primeiro-ministro e pelo líder da oposição parlamentar.

A Jamaica tem um sistema bipartidário, com o Partido Nacional Popular (People's National Party) e o Partido Trabalhista Jamaicano (Jamaican Labour Party) a alternar no poder com frequência.

Em dezembro de 2011, Portia Simpson Miller, do Partido Nacional Popular (PNP), partido de oposição, venceu as eleições para primeiro-ministro do país.1

  1. http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/12/30/mulher-de-partido-oposicionista-e-eleita-primeira-ministra-da-jamaica.jhtm

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]