Polegada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fita que usa polegadas como unidade de medida. O uso da polegada não é recomendado pelo SI.

A polegada (inch em inglês, símbolos: in ou dupla plica ) é uma unidade de comprimento usada no sistema imperial de medidas. Uma polegada é igual a 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros.[1]

A polegada é amplamente utilizada pelas nações anglófonas. Contudo, no Sistema Internacional de Unidades (SI), a utilização da polegada não é recomendada, conforme definido no capítulo 4.2 da sua 8ª edição publicada pelo BIPM (Bureau International des Poids et Mesures).

A norma internacional ISO 80000-4, cuja versão brasileira atual é a ABNT NBR ISO 80000-4:2007 (Grandezas e Unidades. Parte 4: Mecânica), também renega as unidades não recomendadas a anexos no final da norma, estando a polegada dentre elas.[1]

A polegada tem sua origem na idade antiga onde romanos mediam o comprimento com o próprio polegar[2]. É a largura de um polegar humano regular, medido na base da unha, a qual, num ser humano adulto, é de aproximadamente 2,5 cm[3].Também houve tentativas de se ligar a medida com a distância entre a ponta do polegar e a primeira junta; porém, isso normalmente é especulativo.[carece de fontes?]


Definição

Atualmente, a polegada é definida em função do metro, que é a unidade de comprimento do SI. Em 1959, houve um acordo entre Estados Unidos, Reino Unido, Canada, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul para estabelecer a libra e a jarda internacionais através da rastreabilidade ao SI, que na época era conhecido como Sistema Métrico. Pelo fato do Sistema Métrico (SI) ser muito mais desenvolvido e exato, o acordo definiu que 1 polegada equivale a exatamente 25,4 mm, ou seja, 0,0254 m[4].

Notação[editar | editar código-fonte]

O símbolo internacional normalizado para polegada é in (ver ISO 80000-4[1]). Por vezes, a unidade polegada é também representada por uma dupla plica (p.ex. 30″ = 30 in). Da mesma forma, o pé (unidade) é representado por uma plica, e então 6′ 2″ significam 6 pés e 2 polegadas, que medem 1,879 6 m.

Não há espaço entre o número e as plicas, ao contrário do que ocorre entre o número e o símbolo in.

No entanto, por falta de conhecimento ou por dificuldades técnicas, a dupla plica é às vezes erradamente representada por umas aspas curvas (”) ou por umas aspas ASCII ("); do mesmo modo, a plica (′) é às vezes erradamente representada por um apóstrofo (’) ou por um apóstrofo ASCII (').

Aparelhos de TV, monitores de PC e aros de pneus[editar | editar código-fonte]

No Brasil, aparelhos de TV, monitores de computador, de celulares e de tablets ainda costumam ser vendidos com medidas da diagonal em polegadas. Para formatos 4:3, uma regra prática para converter para centímetros é usar 1 polegada de diagonal = 2 cm de largura. A polegada também é utilizada em aros de pneus, tanto de bicicletas quanto de veículos automotores.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]