Police Academy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Police Academy
Pôster promocional, criado por Drew Struzan
 Estados Unidos
1984 •  cor •  96 min 
Direção Hugh Wilson
Produção Paul Maslansky
Roteiro Neal Israel
Pat Proft
Hugh Wilson
Elenco Steve Guttenberg
Kim Cattrall
G.W. Bailey
Bubba Smith
Michael Winslow
David Graf
Donovan Scott
George Gaynes
Género comédia, policial
Distribuição Warner Bros.
Lançamento Estados Unidos 22 de março de 1984
Brasil 16 de abril de 1984
Portugal 21 de setembro de 1984
Idioma inglês
Orçamento US$ 4,5 milhões
Receita US$ 81,1 milhões
Cronologia
Police Academy 2: Their First Assignment (1985)
Site oficial

Police Academy é um filme de comédia policial americano de 1984, dirigido por Hugh Wilson e distribuído pela Warner Bros. Pictures. O filme gerou mais sete sequências, além de uma série animada e ganhou o status de clássico cult desde seu lançamento.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Com o aumento da criminalidade, a nova prefeita da cidade determina que o departamento de polícia passe a aceitar todos os recrutas voluntários, independentemente de sexo, peso corporal, cor da pele ou idade. Porém, a nova medida não agrada a todos. O personagem principal, Carey Mahoney, é um delinquente que é forçado a aderir à academia de polícia como alternativa à prisão, proposta feito pelo capitão por ser amigo de seu pai. Mahoney, com relutância, aceita a proposta.

Entretanto, indignado com o decreto do prefeito, o chefe da polícia decide forçar os novos cadetes a desistirem. O tenente Thaddeus Harris, responsável pelo treinamento dos cadetes, concorda com o plano e emprega táticas para tornar difícil a vida dos novos recrutas. Mahoney tenta de várias maneiras cair fora, mas sem sucesso.

Na academia, Mahoney torna-se amigo do cadete Moses Hightower, um homem alto e tranquilo, após ajudá-lo no teste de direção. Hightower acaba envolvendo-se em uma briga, ao defender uma colega que sofrera racismo, e é expulso da academia.

Pouco tempo depois, Mahoney envolve-se numa briga em uma lanchonete, iniciada entre o odiado cadete Chad Copeland e o cadete Kyle Blankes, e leva a culpa pelo conflito, fazendo com que seja expulso pelo Tenente Harris.

Um dos recrutas da academia, de forma involuntária, acaba iniciando um motim na cidade. Durante o motim, um criminoso rouba dois revólveres dos policiais (um de Copeland e outro do cadete Blankes). O bandido captura e desarma o Tenente Harris, levando o oficial para o telhado como refém. Mahoney, com objetivo de impressionar uma das policiais, tenta resgatá-lo. Porém, também acaba virando refém. Os dois são salvos por Hightower, que estava à paisana, trabalhando numa floricultura próxima do local.

Mahoney e Hightower são graduados juntamente com os demais cadetes, e recebem a mais alta condecoração da academia por terem salvado a vida do Tenente Harris e capturado o seu sequestrador.

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Police Academy tem recepção mista por parte da crítica especializada. Possui tomatometer de 41% em base de 17 críticas no Rotten Tomatoes. Tem 64% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Police Academy» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 24 de abril de 2014 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço relacionado ao Projeto Entretenimento. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.